No Sul de Minas o número de casos suspeitas por coronavírus chegou a 631 em 93 cidades, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quinta-feira (25), uma idosa faleceu com suspeitas da doença em Lavras, de acordo com a prefeitura a mulher havia entrado no boletim oficial da SES-MG.
O boletim emitido na última quinta-feira, aponta que o Sul de Minas segue com apenas um caso confirmado do Covid-19, no entanto agora duas mortes estão sendo investigadas na região, em Cruzília e Lavras.
Mortes por suspeita
Nesta quinta-feira (25), uma mulher de 69 anos faleceu com suspeitas de coronavírus em Lavras. Segundo a assessoria da gestão da cidade, a idosa havia entrado como suspeita do vírus no boletim oficial emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na última terça-feira (24).
Ainda de acordo com prefeitura, a mulher havia doença crônica, amostras foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que ainda não disponibilizou o resultado.
A morte de um homem está sendo investigada pela prefeitura de Cruzília, o resultado ainda não foi emitido.
Prefeituras da região seguem divulgando novas medidas para conter o Covid-19, até agora municípios aderiram o bloqueio das entradas das cidades, comércio suspenso, toque de recolher entre outras medidas.
Em Pouso Alegre, a prefeitura suspendeu a cobrança de taxas municipais correspondentes há três meses, o prazo de pagamento do Simples e o IPTU 2020 foram prorrogados, ambos não terão correção monetária de inflação. Na tarde desta quarta-feira (25), o anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Simões (DEM) através de um vídeo.
A decisão foi enviada há Câmara da cidade e o projeto aguarda aprovação para entrar em vigor.
Em Caxambu, quinze detentas iniciaram a confecção de cerca de 22 mil máscaras cirúrgicas nesta quinta-feira (25). Os produtos serão destinados para hospitais, asilos, para a população e forças de segurança.
No Estado, são 22 unidades prisionais participando da produção do artefato. De acordo com o governo de Minas, montagem e costura seguem os parâmetros da Vigilância Sanitária.
Pelo Decreto Municipal 5.226, que entrou em vigor em Campo Belo já na última segunda-feira, 23, permaneciam abertos os seguintes estabelecimentos: supermercados e mercearias, açougues e peixarias, padarias, feiras livres e comércios de hortifrutigranjeiros, indústrias relacionadas com a cadeia alimentícia humana e animal, empresas de água mineral e gás de cozinha.
O texto também determinou que permanecessem com suas atividades: postos de combustíveis, clínicas e consultórios médicos, clínicas veterinárias e pet shops, lojas de produtos para animais, laboratórios, hospitais, lavanderias, lojas e distribuidoras de Equipamento de Proteção Individual (EPI), lojas e distribuidoras de produtos de limpeza e manutenção de piscinas e provedores de internet.
Em Campo Belo, os dois decretos anteriores foram atualizados. Deste modo, passam a figurar na lista de estabelecimentos abertos, com autorização da prefeitura, os seguintes: oficinas mecânicas e borracharias, restaurantes em pontos ou postos de parada nas rodovias, transportadoras de cargas e empresas funerárias.
A medida tem o objetivo de garantir o abastecimento e a manutenção dos serviços e empresas essenciais à cidade.
*Fonte: O Porta Voz
Inusitado
Nesse momento de pandemia do coronavírus, enquanto muitas pessoas não estão guardando o isolamento social, se aglomerando nas ruas e nas praças das cidades; tem gente caminhando no sentido oposto. Uma atitude de um morador de Cana Verde chama a atenção. Com um megafone na mão, Leônidas Aparecido Rodrigues, espalha o recado: “Atenção! É hora de ficar em casa!”
Por iniciativa própria, Leônidas, morador da comunidade do Cerradinho, percorre as ruas da cidade e, onde avista um grupo reunido, solta a voz no alto falante.
*Fonte: O Porta Voz
Na região, prefeituras iniciaram trabalho de pulverização nas principais ruas e pontos dos municípios. Na ação é utilizado um produto à base de cloro e água, em alta concentração. Confira quais as cidades adotaram a medida:
Poços de Caldas
Na madrugada desta quarta-feira (25), equipes da Prefeitura de Poços de Caldas iniciaram a aplicação de hipoclorito de sódio, a substância é uma mistura à base de cloro e água. Pontos que recebem a pulverização na cidade são pontos públicos e privados com grande circulação, hospitais, rodoviária, supermercados, bancos e o terminal de ônibus.
Lavras
Em locais com grande circulação, a Prefeitura de Lavras também realiza o serviço de higienização, utilizando uma mistura a base de cloro e água. A higienização teve início na última terça-feira (24).
Machado
Ruas de Machado estão sendo dedetizadas pela prefeitura. A medida acontece em vias que contam com pontos comerciais, farmácias, supermercados, unidades saúde e locais com grande circulação.
Congonhal
Na última quarta-feira (25), a Prefeitura de Congonhal começou a realizar a higienização e limpeza das principais ruas e dos estabelecimentos comerciais da cidade.
O produto aplicado é eficiente para eliminar vírus e bactérias.
*Com informações: Poços Já, Poços.com