
Copasa conclui obras da Estação de Tratamento de Esgoto em distrito de Caldas
Com investimento de mais de R$ 6 milhões, unidade beneficiará mais de 880 moradores da localidade, promovendo saúde e qualidade de vida
Foto: Copasa
Os investimentos da Copasa no Sul de Minas não param. No distrito de Pocinhos do Rio Verde, em Caldas, a Companhia investiu mais de R$ 6 milhões na implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que marca um avanço significativo tanto para o meio ambiente, por meio da despoluição do rio Verde, que margeia o balneário do distrito, quanto para a saúde pública, beneficiando mais de 880 moradores da localidade.
A ETE de Pocinhos do Rio Verde, a primeira em operação no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Caldas, tem capacidade para tratar mais de 345 mil litros de esgoto por dia e conta com uma estrutura moderna, composta por unidades de tratamento preliminar, reator e filtro, dois leitos de secagem, um laboratório para análises, além de uma casa de controle de painéis elétricos e automação. O sistema também inclui um reservatório elevado de 5 mil litros, uma elevatória de recirculação de esgoto e um aterro controlado, que reforçam ainda mais a eficiência da operação.
Para garantir o funcionamento adequado da rede foram executadas 153 ligações prediais, além da implantação de mais de 1.326 metros de redes coletoras e 1.411 metros de interceptores de esgoto. Também foram implantadas quatro estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento adequado do esgoto coletado, cerca de 1.450 metros de linhas de recalque, e mais 116 metros de emissário de esgoto, que garantem o transporte seguro e adequado do efluente tratado até o ponto de descarte.
Compromisso com a universalização
Para o gerente Regional da Copasa em Pouso Alegre, Joab Borges, a entrega desta ETE reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da região. “É motivo de grande satisfação realizarmos mais esta entrega na nossa região e termos a certeza de que estamos contribuindo para a qualidade de vida da população. Sem dúvidas, esse é um passo muito importante para o desenvolvimento sustentável não só do distrito de Pocinhos do Rio Verde, como de todo o município de Caldas”, afirmou.
E os investimentos da Copasa não param por aqui. A Companhia já está trabalhando no planejamento de uma nova fase de obras para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário principal de Caldas, garantindo ainda mais infraestrutura e melhorias nos serviços prestados à população. Com mais essa entrega, a Copasa reafirma seu compromisso com o meio ambiente, a saúde pública e a qualidade dos serviços prestados em Minas Gerais.
Mais qualidade de vida e preservação ambiental
O tratamento de esgoto é essencial para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos hídricos. Com a entrada em operação da nova ETE, o esgoto que antes era descartado in natura passará a ser tratado de forma adequada, reduzindo significativamente a poluição dos cursos d’água da região. Isso traz impactos diretos na saúde da população, prevenindo a proliferação de doenças, além de contribuir para a valorização imobiliária e o desenvolvimento local.
A iniciativa também fortalece o compromisso ambiental da Copasa, ao garantir que os efluentes tratados retornem ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores. Com isso, a Companhia reforça seu papel na promoção da sustentabilidade e no cuidado com o bem-estar das futuras gerações.
Fonte: Copasa