
Conexão Minas-Saúde recebe prefeitos e secretários na Regional de Passos
O evento reuniu ainda representantes de diversas entidades da área da saúde pública e servidores estaduais e municipais para fortalecimento de vínculos
Foto: Enio Modesto – Ascom SRS Passos
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizou nesta quinta-feira (9/4), em Passos, o Conexão Minas-Saúde Regional, reunindo prefeitos, secretários municipais de saúde e outros convidados. O encontro foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e vem sendo realizado nas 28 unidades regionais de saúde (URS). O objetivo é fortalecer o vínculo com os municípios, por meio da abordagem de temas de interesses específicos e troca de experiências.
O encontro ocorreu no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). Também participaram do evento, representantes de Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), referências técnicas e demais servidores estaduais e municipais da saúde, abrangendo os 27 municípios da Regional de Passos.
Segundo a superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, o objetivo do Conexão Minas-Saúde Regional é promover a discussão dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), responsáveis por executar a política de saúde de maneira a garantir aos cidadãos o acesso às ações e serviços de saúde, além de oportunizar o intercâmbio de experiências e conectar profissionais de saúde.
“A integração entre o Estado e os municípios para executar ações e serviços de Saúde é uma estratégia importante para otimizar recursos, corrigir desigualdades no acesso e a fragmentação de serviços de saúde. É legítima essa iniciativa, pois representa um espaço relevante para debater e sugerir aprimoramentos no Sistema Único de Saúde”, disse a superintendente.
Kátia Rita Gonçalves ressaltou ainda que ações como Conexão Minas-Saúde Regional realçam a magnitude do SUS, promovendo relações mais cooperativas e solidárias entre os gestores e qualificando a capacidade de gestão dos sistemas municipais de Saúde.
Para a coordenadora do Núcleo de Consórcios da Subsecretaria de Regionalização (SUBR), Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, o encontro realizado em Passos cumpriu o objetivo da SES-MG para a integração com os municípios.
”O evento se destacou como uma oportunidade essencial para estreitar e fortalecer as relações entre as instituições envolvidas na construção de políticas públicas em saúde no território. Parabenizo a equipe da Regional pelo comprometimento, organização e pelo trabalho exemplar que contribuiu significativamente para o sucesso do encontro e para a consolidação da rede de saúde na área de abrangência da Regional de Saúde de Passos”.
A coordenadora de Regionalização da SRS Passos, Vanessa Aparecida de Assis, também destacou o objetivo principal do Conexão Minas-Saúde Regional, que é o estreitamento de vínculo com os municípios. “Este evento é de extrema importância para integração entre a SRS Passos e os demais atores da gestão do SUS, como gestores e prefeitos municipais, e também para alinhamento sobre as políticas públicas de saúde que são prioridades para a SES-MG”, disse Vanessa Assis.
A programação do evento trouxe temas para que os convidados pudessem conhecer um pouco mais sobre a atuação da SES-MG, o papel e importância das URS para as ações, políticas públicas e serviços para a melhoria da qualidade da saúde da população.
Dentre as várias abordagens, foram apresentadas a “Estrutura Organizacional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Território de Abrangência”; “Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) em Pauta”; “Governança Regional, Planejamento e Instrumentos de Gestão”; “Responsabilidades do Gestor Enquanto Ordenador de Despesas e Prestação de Contas”; “Redes de Atenção à Saúde”; “Acesso aos Serviços de Saúde” e “Vigilância em Saúde”.
Fonte: SES-MG