Começa 56ª Exposição Agropecuária de Barbacena

Entre os mais de 700 animais em exposição, destacam-se cavalos mangalarga marchador e campolina, raças tipicamente mineiras, e bovinos como zebus e angus, estes trazidos do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Sindicato Rural de Barbacena

A abertura oficial da 56ª Exposição Agropecuária de Barbacena, na noite da última quarta-feira, 14, contou com a presença de autoridades e produtores de diferentes regiões de Minas Gerais e até de outros estados. A solenidade no parque de exposições Senador Bias Fortes começou com a apresentação de exemplares de equinos, bovinos, caprinos, ovinos e animais da fazendinha pedagógica do campus de Barbacena do Instituto Federal do sudeste mineiro. Produtores da região também fizeram uma pequena demonstração de produtos da agroindústria, da agricultura familiar e artesanato local.

O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Lobato, destacou o suporte que Sistema Faemg Senar dá aos produtores e sindicatos para que possam participar de grandes eventos como este. “A exposição de Barbacena é muito importante para os criadores, para os produtores como uma vitrine para a sociedade urbana conhecer e saber que somos valiosos”, afirmou o presidente.

Entre os mais de 700 animais em exposição, destacam-se cavalos mangalarga marchador e campolina, raças tipicamente mineiras, e bovinos como zebus e angus, estes trazidos do estado do Rio de Janeiro.

Para o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Sena, Renato Laguardia, a Expô Barbacena ganhou projeção nacional e é uma grande oportunidade de mostrar o valor da agropecuária para a economia e a sociedade. “No ano passado, as exportações do nosso setor em Minas somaram mais de R$100 bilhões de reais, ultrapassando a mineração. Hoje, somos um grande motor da economia nos municípios, no Estado e no país “, comemora Renato.

A abertura contou também com a presença de autoridades municipais e estaduais, que participaram de uma conversa sobre os desafios e perspectivas para o setor agropecuário. O momento foi de reconhecimento e valorização do trabalho dos produtores rurais, além de reforçar a importância da parte técnica como base para o desenvolvimento sustentável do setor.

Com início promissor, a Exposição promete uma semana de muitas atrações, negócios e troca de conhecimentos, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do agronegócio na região.

A Expô Barbacena segue até domingo, 18. Além dos animais, o visitante também poderá visitar o Empório do Produtor, que comercializa queijos, linguiças, cachaças e outros produtos da região, além de assistir os show musicais.

Fonte: Sistema Faemg Senar

Compartilhar:
Veja mais