• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Cemig orienta sobre prevenção de acidentes na pintura de imóveis

Em parceria com empresas do Sul de Minas, Cemig orienta sobre cuidados a serem observados durante execução de serviços de pinturas em fachadas de imóveis.

Foto: Cemig

Com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre os cuidados que devem ser observados em relação ao uso seguro da energia, a Cemig está orientando profissionais que realizam a pintura de prédios sobre os cuidados a serem observados para prevenir acidentes. As palestras, que acontecem em parceria com as empresas RN Tintas e Suvinil, alcançaram cerca de 170 pessoas nas cidades de Alfenas e Varginha. Nas próximas semanas, os eventos acontecerão em Itajubá e Santa Rita do Sapucaí.

Os riscos e os perigos do uso não seguro da eletricidade são assuntos conhecidos pela maioria das pessoas. Mas, basta apenas um descuido, para que um acidente possa ocorrer.  Segundo o Técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, Rafael Trindade Moreira, a simples aproximação da rede já pode causar choque elétrico que pode provocar queimaduras graves e, em alguns casos, levar a morte. “Na construção civil,  o risco de acidentes é maior nas tarefas realizadas nas proximidades das redes elétricas, como a reforma de telhado, serviços de pinturas em fachadas e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo”,  alerta Rafael Trindade.

Cuidados nos serviços de pintura

Os profissionais que utilizam cabos de rolo de pintura, principalmente os feitos de alumínio ou de outros materiais condutores de eletricidade, também devem ser bem cautelosos na hora do manuseio. Cabos de madeira também conduzem eletricidade ao tocar ou se aproximar da rede de alta tensão e expõem as pessoas ao mesmo risco de choque elétrico. 

Rafael destaca ainda que é indispensável utilizar equipamentos de proteção individuais e coletivos para impedir a queda durante a execução de trabalhos em altura. “Boa parte dos acidentes com a rede elétrica é provocada pela queda e não pelo choque em si, inclusive as fatalidades. Ao se desequilibrar de andaimes, o trabalhador pode tocar na rede elétrica e ser eletrocutado”, alerta o técnico da Cemig. 

Parceiros

A Cemig tem Acordos de Cooperação Técnica assinados com importantes órgãos e entidades de classe que se tornam parceiros e aliados da Companhia na divulgação dessas informações e dos materiais e orientações sobre a segurança com a rede elétrica. Essa prática de trabalho conjunto com várias instituições é fundamental para disseminar a cultura de segurança com eletricidade em todo o estado.

Curso gratuito

Desde 2020, a Cemig oferece por meio da Universidade Corporativa, a UniverCemig, um curso a distância, totalmente gratuito e disponível para toda a população, sobre o uso seguro da energia. A iniciativa reforça o tema segurança com a energia elétrica com seus clientes. O curso é composto por textos, vídeos e atividades sobre o tema e está organizado em cinco tópicos. As inscrições para o curso Uso Seguro e Eficiente da Energia podem ser feitas no site da UniverCemig.

Outras informações sobre segurança com energia elétrica estão disponíveis no site da Cemig. O endereço eletrônico é o www.cemig.com.br/seguranca

Fonte: Cemig