• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Bola autografada por Pelé passa a integrar o acervo de Museu em Três Corações

Bola que Pelé autografou em 1971 passou a integrar o acervo do Museu Terra do Rei e da Casa da Cultura Godofredo Rangel.

Foto: Prefeitura de Três Corações

A bola autografada por Pelé naquele jogo memorável de 1971, entre o Santos Futebol Clube e o Atlético de Três Corações, no campo do Estádio Elias Arbex, que hoje leva o nome de Estádio Rei Pelé, passou a integrar o acervo do Museu Terra do Rei e da Casa da Cultura Godofredo Rangel.

O ano era 1971, e Três Corações vivia um momento histórico. O Rei Pelé, em visita à sua cidade natal para a inauguração da estátua que eterniza sua grandeza, protagonizou um gesto de nobreza ao autografar e doar a bola daquela partida amistosa entre Santos Futebol Clube e Atlético de Três Corações.

Naquela noite memorável no estádio Elias Arbex, Pelé não apenas brilhou em campo, mas também selou um compromisso eterno com o povo tricordiano.

Diante disso, na manhã desta terça-feira, o ex-prefeito Fausto Mesquita Ximenes, carinhosamente conhecido como Faustinho, demonstrou num ato de altruísmo e profundo respeito ao repassar essa relíquia à Secretaria Municipal de Lazer, Turismo e Cultura. Compreendendo que o melhor lugar para abrigar a bola de futebol seria o Museu Terra do Rei, Faustinho garantiu que essa peça histórica estivesse acessível a todos, perpetuando a memória do Rei Pelé. A solenidade contou com a presença de servidores da SELTC – Lúcio Lorena, Yuri Moura e Marcus Vinícius, que testemunharam esse momento de celebração cultural e de grandeza do ex-prefeito Faustinho.

Entendemos que Pelé é do mundo, e seu legado ultrapassa fronteiras. A bola agora integra o acervo da Casa da Cultura Godofredo Rangel – Museu Terra do Rei, simbolizando mais uma vitória, mais um gol em nome da cultura tricordiana. No entanto, vale destacar que outros objetos doados ao município, que também fazem parte desse legado, são alvos de diligências para que, brevemente, possam ser expostos à visitação pública, dentre tais: um quadro do consagrado pintor e desenhista Gustavo Rosa; também um relógio de parede doado pela família de Pelé estão entre as doações que ainda não foram entregues à Secretaria Municipal de Cultura. O povo precisa ter acesso à essas preciosidades, a esses objetos raros, afinal a cultura e a memória de Pelé merecem ser compartilhadas.

Fonte: Prefeitura de Três Corações