Biblioteca de Guaxupé é instalada em prédio histórico

Biblioteca Municipal Professora Iracema Elias, reabre em local que abrigou 2ª agência do Banco do Brasil, em território nacional.

Foto: Prefeitura de Guaxupé

Estudantes da rede municipal de ensino, viveram uma experiência especial, no encerramento da semana. A turma, cuja a idade é de 08 e 10 anos idade, foram inseridos em um ambiente prazeroso, propicio ao aprendizado. Um lugar, que transporta os seus visitantes, para outros lugares e até planetas.
E foi assim, em clima de alegria, que na manhã de sexta-feira (16/05), foram reabertas as portas da Biblioteca Municipal Professora Iracema Elias, que recebeu a visita dos alunos das Escolas Municipais Dr. Carlos e Delfim Moreira, para conhecer o novo espaço, que estará aberto a toda a população, a partir de segunda-feira (19/05).  

O espaço que já foi por muitos anos o “balcão da prefeitura, passou por uma grande reforma e hoje abriga a Biblioteca Municipal. Para o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Cassiano da Silva, ter esse espaço revitalizado, é muito importante pois a cultura, educação e lazer, estão no mesmo espaço, mais bonito e confortável, para a prática da leitura.

A Secretária Municipal de Educação de Guaxupé, Professora Aline Monteiro Melo Ribeiro, comenta que a biblioteca, é uma reafirmação do seu compromisso pessoal com a leitura, que é um direito e uma poderosa ferramenta de transformação social. Aline, que já foi diretora da Escola Municipal Dr. Carlos, viu seus ex alunos terem a experiência encantadora no universo da literatura ( veja vídeo nas redes sociais @prefguaxupe), em um momento especial de integração e sensibilização com  a professora Vera de Carvalho Garcia e a bibliotecária Sirlene Alves.

Foi promovida uma roda de contação de histórias, que encantou crianças e adultos, dentre eles o Prefeito Jarbinhas e o Ex- Prefeito Dr Heber, este último idealizador do espaço, na sua gestão. A presença das lideranças políticas reforça a importância do incentivo à leitura como política pública e como instrumento de desenvolvimento humano, diz a secretária.

Professora Iracema Elias, a homenageada

A biblioteca, que desde 2002 leva o nome da professora e escritora Iracema Elias, é um verdadeiro patrimônio cultural de Guaxupé. Localizada no prédio histórico que abrigou a segunda agência do Banco do Brasil no país — hoje sede da Prefeitura Municipal — o espaço é referência para estudantes, pesquisadores e amantes da literatura.Com um acervo de aproximadamente 20 mil volumes e cerca de 19 mil títulos, a biblioteca conta atualmente com quatro servidores, entre eles os auxiliares Rosemeire Aparecida Ferro (com 17 anos de dedicação ao local), Bruno Raimundo da Silva e Rafael Willian Mota e Rodrigo Ferreira. Segundo Rosemeire, ter a biblioteca em pleno funcionamento, “é dar oportunidade, para que muito mais pessoas, tenham acesso a essa riqueza que é a literatura”.
Cerca de 35% do acervo já está informatizado e catalogado, facilitando o acesso e a busca por obras.

Os gêneros mais procurados são os de literatura em geral, com destaque especial para autores guaxupeanos consagrados como Moacir Costa, Elias José e Dona Ceci Almeida, que ajudam a manter viva a tradição literária local.  E os novos talentos como os poetas Faustino Santos e Donizete Reis de Jesus. O espaço também conta com obras voltadas ao público infantil, folclore, física, matemática, além de materiais raros como dicionários em Tupi e Guarany.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 14h, a biblioteca em breve contará com computadores disponíveis ao público, oferecendo ainda mais suporte aos frequentadores, principalmente aqueles que buscam material para estudos específicos  e vestibulares. A reserva de títulos pode ser feita diretamente pelo telefone (35) 3559-1105. As visitas abrem caminho para novas ações em parceria, como clubes de leitura, encontros literários, formação de professores mediadores e projetos escolares que ampliem o acesso ao acervo da biblioteca.

Fonte: Prefeitura de Guaxupé

Compartilhar:
Veja mais