• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Assembleia realiza em Itajubá segundo encontro do seminário sobre crise climática

Evento terá discussão sobre o clima no Sul de Minas e apresentação de boas práticas para conviver com desafios ambientais.

Foto: Arquivo ALMG

Itajubá, no Sul de Minas, recebe o segundo encontro regional do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizado no dia 27/5/24, a partir das 9 horas, no Auditório da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na Avenida BPS, 1.303, Bairro Pinheirinho.

Ao longo de todo o dia, serão apresentados a situação da região perante a crise climática e exemplos de boas práticas para a convivência as mudanças no meio ambiente e com os desafios decorrentes. O evento é aberto à participação do público. As inscrições já podem ser feitas on-line ou presencialmente, no dia do encontro.

Pela manhã, logo após a mesa de abertura, o professor Benedito Cláudio da Silva, da Unifei, vai apresentar um panorama climatológico de Itajubá e região. Em seguida, serão destacados os exemplos de boas práticas nessa área: o cercamento de nascentes, o monitoramento do nível dos rios, a recuperação de áreas de preservação ambiental e a melhoria de solos para a agricultura.

À tarde, os impactos da crise climática serão discutidos pelo técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Emerson Dias Gonçalves e pelo major Kleber Silveira de Castro, do Corpo de Bombeiros.

Seminário busca soluções de longo prazo para lidar com clima extremo

O Seminário Técnico Crise Climática tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Paralelamente aos encontros promovidos em diversas regiões do Estado, grupos de trabalho discutem planos e políticas públicas já existentes e apresentam sugestões para aprimorá-los. 

A etapa final do seminário será realizada na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. As propostas apresentadas pelos participantes do evento poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar políticas públicas e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental. 

Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática. 

“Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também para os problemas acarretados pelas fortes chuvas em outras áreas”, explica o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). 

Fonte: ALMG