• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Arteris Fernão Dias realiza plantio compensatório por meio do Projeto Conservador das Águas

O plantio inicial ocorreu em abril de 2022, em Extrema, por meio do Projeto Conservador das Águas.

Foto: Arteris Fernão Dias

Uma parceria importante, entre a Arteris Fernão Dias e a Secretaria de Meio Ambiente do município de Extrema/MG, permite o plantio compensatório de árvores e a preservação do meio ambiente. A concessionária realizou, no ano de 2022, o plantio de 38 mil mudas de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, dentre elas, espécies ameaçadas de extinção, como a araucária, e imunes ao corte, como o ipê amarelo. O plantio inicial ocorreu em abril de 2022, em Extrema, por meio do Projeto Conservador das Águas. Além das espécies ameaçadas, também são selecionadas árvores frutíferas que atraem a fauna, visando a disseminação de sementes e o repovoamento de paisagens, que anteriormente eram pastagens.

A Arteris Fernão Dias já realizou outros plantios no Conservador das Águas, totalizando um investimento de cerca de R$ 972 mil. “Além de ser mundialmente conhecido, esse projeto conta com equipe especializada onde o foco principal é a recuperação de nascentes, mata ciliar e topos de morros, estabelecendo corredores ecológicos e o aumento significativo da recarga do lençol freático e consequentemente, da água disponível nos rios”, explica a coordenadora ambiental Julliana Barbosa Sampaio Bertoni.

Por meio da parceria com o projeto, a Arteris Fernão Dias contribui para a preservação dos mananciais de Extrema, que abastece a bacia hidrográfica Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde estão localizados municípios paulistas, tais como: Bragança Paulista, Atibaia, Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Limeira e Rio Claro, e abastece a primeira represa do Sistema Cantareira, que direciona as águas para a região metropolitana da grande São Paulo.

E mais plantios estão por vir, para a recuperação de uma área de 21 hectares no projeto, assim que for definida uma data de aprovação pelo IBAMA.

Projeto Conservador das Águas

O Conservador das Águas nasceu em 2005 por meio da Lei Municipal de Extrema nº 2.10, com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais da cidade, promovendo a adequação de propriedades rurais através da delimitação de áreas de preservação permanentes, reserva legal, entre outros fatores.

O objetivo é custear a preservação e conservação da biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável de Extrema, colaborando na “produção” de água para as cidades beneficiadas pelo Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento da região metropolitana de São Paulo, entre outras.

Fonte: Arteris Fernão Dias