• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Alfenas sanciona lei que cria o ‘Sus Animal’

A lei regula as ações de saúde e bem-estar animal e proteção ambiental, através do sistema único de saúde.

No último dia 18 de dezembro, em sessão na Câmara Municipal de Alfenas, foi sancionada a Lei 5.124 que cria a o SUS Animal e Meio Ambiente – SUSAMA, pelo prefeito Luiz Antonio da Silva. A lei regula as ações de saúde e bem-estar animal e proteção ambiental, através do sistema único de saúde. O evento contou a presença de diversas autoridades, entre elas; ONGs, entidades protetoras da causa animal, e do Deputado Federal Reginaldo Lopes, para abrilhantar e ressaltar ainda mais essa importante conquista para o município de Alfenas.

De acordo com a coordenadora do programa de saúde Animal de Alfenas (PROSAN), Marta Pelegrin: “A lei é um marco para a proteção animal do município. Com a adoção desta política pública que irá beneficiar a sociedade como um todo, reduzindo os riscos de doenças para humanos e assegurando acesso igualitário as ações e serviços para promoção, proteção e recuperação dos animais.”

Hospital Cães e Gatos

As obras de construção do 1º Hospital de Cães e Gatos de Alfenas, no Náutico Clube, estão finalizadas. O local, que em breve estará em funcionamento, conta com cerca de 1.210 m2 de área construída, divididos em canil, gatil, área de quarentena e isolamento, num total de 109 unidades (baias), além de departamentos, salas de cadáveres, depósito de ração, setor administrativo com salas de recepção, consulta, banho e vacinação, cozinha, copa, banheiros, pré-operatório, pós-operatório, bloco cirúrgico, internação, farmácia, almoxarifado, enfim toda estrutura necessária para atendimento de cães e gatos.

O hospital se tornará referência em Saúde Pública no Estado de Minas Gerais, com uma infraestrutura enorme para castrações e pequenas cirurgias, com salas de raio-X, ultrassom, exames de sangue, laboratório de análises clínicas, internação, recepção, banheiros, área de lazer e recreação para os animais. Nos alojamentos será proporcionado o máximo de bem-estar animal, com condições térmicas, espaço com conforto, iluminação natural durante o dia, segurança para os pets e para os visitantes.

Fonte e foto: Ascom Prefeitura de Alfenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.