
Alfenas promove Simpósio de Políticas Públicas sobre Drogas
Evento discutiu as principais linhas de atenção e tratamento aos dependentes químicos
Foto: Prefeitura de Alfenas
A Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria de Saúde realizou na quinta-feira (20/03), o 1º Simpósio de Políticas Públicas Sobre Drogas, no anfiteatro Leão de Faria na UNIFAL-MG.
O evento teve a participação de representantes de diversas áreas da sociedade, como Ministério Público, Executivo Municipal, Secretaria de Saúde, Médicos, pacientes entre outros.
Andrea de Souza, Secretária de Saúde de Alfenas, destacou que a realização do simpósio é um passo importante para discutir a política pública sobre drogas que é uma questão nacional, que nos causa muito transtornos, transtornos pra sociedade, familiares, para o próprio dependente químico.
Professor Eliacim, vice-prefeito de Alfenas, enfatizou que a realização do primeiro simpósio de políticas públicas sobre drogas, mostra a preocupação da atual administração com a saúde coletiva. Deste simpósio vamos criar o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, para que possamos unir esforços com o poder público junto com a sociedade civil para que a gente possa atuar de maneira mais firme, mais vigorosa, e dando o acolhimento e a atenção necessária as questões relacionadas às políticas sobre às drogas, e também a saúde mental.
Dra. Gisele Stela Martins Araújo, Promotora de Justiça, enfatizou que é importantíssima essa discussão porque é um momento em que a própria sociedade reafirma o seu compromisso num tema de tamanha importância. E quando nós juntamos diferentes atores sociais, agentes públicos, órgãos, representantes de poderes, a sociedade civil, familiares de usuários, para tratar do tema, com toda certeza a gente tem avanços e ganhos de diferentes pontos de vista para o fortalecimento da política pública estabelecida.
O médico psiquiatra Celso Fortes Bitencourt, que atua no CAPS em Alfenas, destacou que o atendimento na cidade, o direcionamento para o dependente, pro transtorno de uso de substâncias química é direcionado ao CAPS, lá nós temos a equipe multidisciplinar de saúde, com médicos, psicólogas, assistente social, enfermagem, toda uma equipe multidisciplinar, para acompanhar, não só esse paciente mas também a sua família em situação de amparo, e de busca de soluções para tirar essa dependência química.
Fonte: Prefeitura de Alfenas