
Alfenas inaugura sala de brinquedoteca no CREAS
A brinquedoteca é um espaço lúdico que estimula a criatividade, o desenvolvimento social e emocional das crianças em situação de vulnerabilidade
Foto: Prefeitura de Alfenas
Foi realizado na última sexta-feira (06/06), a inauguração da brinquedoteca no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O projeto visa transformar a experiência de aprendizado e socialização das crianças atendidas.
A iniciativa é resultado da colaboração entre a Secretaria Municipal da Criança, da Assistência e dos Direitos Sociais, CREAS e os cursos de psicologia e pedagogia da Unifenas. A brinquedoteca é um espaço lúdico que estimula a criatividade, o desenvolvimento social e emocional das crianças em situação de vulnerabilidade.
O CREAS é localizado na Avenida Governador Valadares, 166 – Centro. No local são atendidos os seguintes casos:
- Violência física, psicológica e negligência;
- Violência sexual: abuso e ou exploração sexual;
- Afastamento do convívio familiar devido a aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
- Tráfico de pessoas;
- Situação de rua;
- Abandono;
- Vivência de trabalho infantil;
- Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia.
- Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações /submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;
- Serviço Especializado em Abordagem Social;
- Serviço de proteção social a Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC);
A inauguração contou com a participação Da secretária da criança, da assistência e dos direitos sociais Larissa Alves, a coordenadora da extensão da UNIFENAS Ana Carolina, profissionais da área de serviço social , servidores do CREAS e os alunos da psicologia e pedagogia da UNIFENAS.
Fonte: Prefeitura de Alfenas