Alfenas é destaque na produção de energia elétrica com biogás do aterro sanitário

Lixo coletado na cidade e recebido de mais 15 cidades se torna fonte de geração de energia elétrica. Usina no aterro sanitário entrará em funcionamento nos próximos meses

Foto: Prefeitura de Alfenas

No Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de Alfenas, por meio das Secretarias de Agricultura, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente, Clima e a empresa de coleta de lixo Alfenas Ambiental, realizaram no gabinete do prefeito, na sede da prefeitura, na quinta-feira (05/06), uma divulgação das ações realizadas no município para a preservação ambiental.

A apresentação contou com a presença de secretários, funcionários, representantes do Corpo de Bombeiros e da empresa Ambiental.

As ações das secretarias se deram desde a conscientização dos alunos da rede municipal sobre a importância da preservação do meio ambiente, plantio de árvores, orientações sobre os risco de queimadas na área urbana e rural e projetos de coleta seletiva de lixo.

Outro importante projeto em execução é em parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Copa pelo projeto Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia) – Pró Mananciais, para a preservação das nascentes do rio São Tomé, principal dornecedor de água para abastecimento da cidade.

E também as intervenções da Secretaria de Obras que garante uma melhor interveção nas áreas urbanas e rurais do municpio, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Antônio Carlos Esteves, secretário executivo de governo, destacou que a maior importância de tudo isso que estamos fazendo é a qualidade de vida que o cidadão alfenense irá ter, porque vamos evitar muitos gastos com a saúde. Teremos um ambiente melhor para se viver, o que trará um grande benefício para a população e economicamente, para o município. Teremos alimentos com mais qualidade, sem agrotóxicos, e tudo isso traz economia para o município e uma qualidade de vida melhor para a população.

Nelson Silva Marques, encarregado de operações da empresa Alfenas Ambiental, ressaltou que Alfenas tem uma preocupação muito grande com a limpeza urbana. Estamos trabalhando para que a população se adeque aos dias e horários da coleta, porque já coletamos 100% do lixo doméstico do município, inclusive das áreas rurais.

“Pedimos para que a população fique atenta aos dias e horários da coleta de lixo, porque ainda temos muitos problemas com o descarte inadequado de lixo fora do cronograma, o que dificulta todo o nosso trabalho que é feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

E todo esse lixo coletado em Alfenas e recebido de outras cidades, vai se transformar em energia por meio de uma usina que vai gerar energia a partir do biogás, resultante da decomposição do lixo no aterro sanitário como nos relatou Gabriel da Silva, assistente operacional do aterro sanitário.

“Nós recebemos os resíduos de Alfenas e de mais 15 municípios que são depositados no aterro sanitário e com o tempo a decomposição desse lixo vai resultando em biogás que será coletado e abastecerá nossa usina que fará a queima desse gás e converter em energia elétrica” explicou Gabriel.

Gabriel da Silva enfatizou que a usina vai entrar em operação em no máximo 90 dias e vai gerar energia por meio do gás captado com uma capacidade de produzir 1 Megawatt por hora, o que daria, em média, 8.700 Megawatts, o que dá para atender ao consumo de 15 mil pessoas.

Fonte: Prefeitura de Alfenas

Compartilhar:
Veja mais