
Suspeito com tornozeleira eletrônica é preso no carnaval de Poços de Caldas
Uma das condições para que ele cumprisse a pena com tornozeleira eletrônica em liberdade era a proibição de participar de eventos com aglomerações.
Foto: Prefeitura de Poços de Caldas
Um trabalho conjunto das Forças de Segurança de Poços de Caldas resultou na prisão de um suspeito, condenado da Justiça, que utilizava tornozeleira eletrônica. O caso ocorreu no centro de Poços de Caldas nesta terça-feira (04).
Segundo informações da Polícia Penal, o homem, de 44 anos, estava curtindo o Carnaval nas ruas da cidade. O suspeito possui diversas passagens, sendo que sua última condenação foi por uma suposta lesão corporal, onde o suspeito teria agredido o próprio irmão com um facão. Uma das condições para que ele cumprisse a pena com tornozeleira eletrônica em liberdade era a proibição de participar de eventos com aglomerações. No caso específico desse suspeito, ele também tinha uma medida individualizada que o impedia de sair de casa e frequentar bares e estabelecimentos similares.
A prisão foi realizada por meio do serviço de monitoramento da Polícia Penal, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM). Com o sistema de monitoramento, todos os dados dos condenados com tornozeleira eletrônica estão registrados, permitindo que, caso sejam identificados em perímetros de eventos carnavalescos, sejam abordados por autoridades competentes, com apoio de outros órgãos, para as providências cabíveis.
Durante o Carnaval deste ano, os condenados que utilizam tornozeleira eletrônica em Poços de Caldas foram monitorados em tempo real. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a 18ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
Poços de Caldas é pioneira no interior de Minas Gerais, fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao contar com um Núcleo Regional de Monitoramento Eletrônico. O núcleo de Poços de Caldas opera 24 horas por dia sendo gerido por policiais penais capacitados. Além de Poços, o serviço atende a outros 52 municípios da 18ª Risp.
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Poços de Caldas investiu cerca de R$ 35 mil na adaptação do local e na aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do núcleo. A iniciativa também integra um projeto maior de segurança pública, que inclui a criação de uma Central de Monitoramento com câmeras para toda a cidade, visando ações preventivas e repressivas no combate à violência.
Para o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, as ações integradas das forças de segurança garantiram um dos carnavais mais seguros do Brasil. “Poços de Caldas teve um dos carnavais mais seguros do Brasil, com todas as forças integradas e prontas para atender às demandas”, afirmou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas