
MPMG e Polícia Civil apuram “limpeza social” em Pouso Alegre contra moradores de rua
A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade
Foto: MPMG
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação “Invisíveis”, que investiga a atuação de agentes públicos suspeitos de cometer crimes sistemáticos contra pessoas em situação de rua no município de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais.
De acordo com as investigações, agentes públicos municipais, um agente público estadual e particulares são suspeitos de integrar um esquema que promovia uma espécie de “limpeza social” no centro da cidade. Os crimes teriam ocorrido, pelo menos, entre os meses de junho e setembro de 2024.
Segundo o apurado, os suspeitos retiravam forçadamente pessoas em situação de rua, frequentemente com o uso de armas de fogo, ameaças de morte e violência física. As vítimas eram então abandonadas, contra a vontade, em cidades vizinhas.
A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em 10 endereços de Pouso Alegre. Além dos crimes de violência e abuso de autoridade, também há indícios de corrupção passiva envolvendo agentes públicos responsáveis pela fiscalização de penas alternativas, como o serviço comunitário no município.
As investigações prosseguem em segredo de Justiça.
Fonte: MPMG