Incêndio no Parque da Serra do Papagaio mobiliza 53 profissionais
Os trabalhos se concentraram em diversas frentes de combate ao fogo.
Foto: Corpo de Bombeiros
Uma grande operação está em andamento para controlar o incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Papagaio, envolvendo um efetivo de 53 profissionais, entre militares, brigadistas e voluntários. A ação está sob o comando do 3º Pelotão, 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de São Lourenço.
Participam da operação 15 brigadistas (09 do PESP, 03 do PESP e 03 do Matutu), 15 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), incluindo equipes de Varginha, Lavras, São Lourenço e Poços de Caldas, sete policiais militares e 12 voluntários do Vale dos Garcias. Além disso, quatro funcionários da Unidade de Conservação (UC) também atuaram na linha de frente. Para o suporte terrestre, foram mobilizadas três caminhonetes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e quatro caminhonetes do CBMMG, enquanto a aeronave Pegasus 09 da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi utilizada no apoio aéreo.
Os trabalhos se concentraram em diversas frentes de combate ao fogo. Na região dos Garcias, o incêndio foi controlado após um dia intenso de operações, com uma estrada utilizada como linha de contenção. As equipes retornarão ao local para realizar o rescaldo e monitoramento.
No Pinheiral, os focos de incêndio também foram combatidos e extintos, restando apenas dois pontos de fumaça que serão avaliados na manhã seguinte para possíveis ações de rescaldo.
A Serra da Careta teve o incêndio controlado, com um foco remanescente em uma área de difícil acesso que segue monitorada e, até o momento, não apresenta risco de avanço.
Na frente Congonhal, a linha de fogo foi combatida e rescaldada, e uma equipe esteve em uma área de difícil acesso na região do Bairro Cachoeira e Ribeirão. Os moradores locais foram orientados a realizar aceiros em torno de suas propriedades para evitar que o fogo atinja áreas de campo. A região será novamente monitorada por sobrevoo e avaliação das equipes.
A operação segue em andamento, com equipes sendo destacadas para o rescaldo e monitoramento das áreas afetadas.
Fonte: Corpo de Bombeiros