Ecobom reúne bombeiros de todo o país para debater extremos climáticos

Evento reuniu inovação, boas práticas e integração, especialmente no contexto de desastres climáticos

Foto: CBMMG

Inundações, estiagens severas e desastres ambientais têm desafiado equipes de salvamento em todo o mundo, exigindo respostas mais efetivas das autoridades. Neste contexto, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu, entre os dias 6 e 8 de maio, um dos maiores eventos do segmento no país, o Encontro da Comunidade Operacional de Bombeiros (Ecobom), com a presença do governador Romeu Zema e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.

Eventos Climáticos Extremos

O Fórum de Desenvolvimento com a temática central de Extremos Climáticos reuniu em Belo Horizonte bombeiros, gestores públicos e pesquisadores de todo o país e do exterior. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas nacionais e internacionais que apresentaram uma abordagem sobre temas que impactam diretamente a atividade bombeiro militar. Cada temática foi dissecada em apresentações técnicas ou em mesas de debate que destacaram lições aprendidas e apontaram caminhos para protocolos mais ágeis e coordenados da profissão.

Entre os temas abordados estão: “Incêndios de Interface Urbano Florestais”, “Segurança no Armazenamento e Manuseio de Baterias de Íons de Lítio”, “Novas tecnologias, conceitos e desafios na intervenção em emergências envolvendo veículos eletrificados”, “O papel da Ligabom na resposta aos desastres no Brasil”, “Incêndios de Valparaíso 2024”, “Tempestades no Rio Grande do Sul” e “Abordagem do Poder Legislativo sobre o tema extremos climáticos”.

4º Seminário Nacional de Perícia de Incêndio

O 4º Seminário Nacional de Perícia de Incêndio destacou-se como o maior e mais relevante do Brasil, destinado à perícia de incêndios, reunindo especialistas nacionais e internacionais. Durante três dias de atividades, foi promovido um ambiente dinâmico para a troca de conhecimento, aprimoramento técnico, e inovações no setor, com ênfase em temas atuais como o armazenamento de baterias e veículos elétricos.

Incêndios urbanos, grandes incêndios florestais, além da investigação de incêndios com a apresentação de estudos de caso reais por parte dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Federal e Civil também foram alvos de debates. O evento também foi um marco para a formatura do curso de pós-graduação em Perícia de Incêndio, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, destinado a bombeiros militares de várias regiões do país.

Conferência Logística Integrada de Militares Bombeiros

 O CLIMB 2025 reuniu especialistas de 11 estados brasileiros para impulsionar a logística na segurança pública, sob o lema “Eficiência Operacional Começa com Estratégia”.  O evento reuniu cerca de 60 militares especialistas em logística, proporcionando um ambiente de integração e um enriquecedor intercâmbio técnico.

2º Desafio Estadual de Salvamento Veicular

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de salvamento veicular, o desafio proporcionou a troca de experiências, o aperfeiçoamento profissional e a valorização do trabalho realizado pelas equipes de salvamento, que atuam de forma incansável nas ruas para salvar vidas. As provas avaliaram diversos critérios, incluindo tempo-resposta, segurança, uso das ferramentas e o atendimento humanizado às vítimas. As simulações reproduziram cenários realistas de ocorrências, colocando à prova a precisão, a rapidez e a capacidade de trabalho em equipe.

O Bombeiro de Aço

A competição representa a essência da atividade bombeiro militar: resistência, força, agilidade, potência e, principalmente, determinação para salvar vidas.Ao todo, 97 competidores, representando 12 estados brasileiros e a Força Aérea Brasileira (lotados em Lagoa Santa-MG), participaram da disputa, que simula as exigências físicas e técnicas enfrentadas diariamente pelos bombeiros no atendimento às ocorrências.

Fonte: CBMMG

Compartilhar:
Veja mais