
Comércio de defensivos agrícolas é alvo de fiscalização em Três Pontas
Produtores informaram que haviam adquirido produtos no referido estabelecimento, os quais não surtiram o efeito e, em alguns casos, danificaram as plantas, prejudicando a colheita.
Foto: PCMG
Na manhã dessa terça-feira (18/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio de fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizaram buscas e fiscalização nas dependências de um comércio de defensivos agrícolas na cidade de Três Pontas, Sul do estado.
Na oportunidade foram identificados produtos com suspeita de adulteração, sendo eles recolhidos e encaminhados para a análise do IMA. Também foram apreendidos celulares e notas fiscais para a sequência da investigação.
Denúncia
As apurações iniciaram após produtores rurais informarem, no ano passado, que haviam adquirido produtos no referido estabelecimento, os quais não surtiram o efeito desejado na lavoura e, em alguns casos, danificaram as plantas, prejudicando assim a colheita.
Diante da denúncia, os defensivos adquiridos pelos produtores foram encaminhados para análise e tiveram a originalidade não identificada.
Inspeção
Em abril de 2024, por sugestão e com apoio da equipe da Polícia Civil, os fiscais do IMA realizaram a primeira inspeção na empresa e recolheram em torno de 470 unidades de produtos com suspeita de adulteração.
Por meio de análise laboratorial, foi constatado que quase a totalidade deles estava fora dos padrões e especificações legais e das empresas produtoras (embalagem e produto), sendo, com isso, considerados adulterados/falsificados. Alguns deles, inclusive, sequer possuíam o princípio ativo base do produto.
Fonte: PCMG