Cães localizam 3 vítimas desaparecidas no Sul de Minas
A equipe de Busca Resgate e Salvamento com Cães auxiliou nas buscas em Guapé, Carrancas e em Bom Jesus da Penha
Foto: CBMMG
No domingo (29), a equipe do canil do Pelotão de Busca Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC, do 9° Batalhão de Bombeiros Militar – 9º BBM foi acionada para a busca de uma pessoa desaparecida no município de Guapé. Um senhor de 63 anos teria saído de casa e não foi mais encontrada.
A equipe BRESC chegou no município de Guapé pela manhã e rapidamente iniciou o estudo de situação para proceder com as atividades. A partir do cruzamento de diversas pistas, foram determinadas as buscas em dois possíveis locais de mata fechada e um lago. Após horas de busca em área de mata, a vítima foi localizada, infelizmente, sem vida.
A ocorrência chama a atenção para o fato de que a família estava vivendo longos dias de sofrimento e a agonia pelo desaparecimento da vítima, o desaparecimento aconteceu no dia 27 de dezembro, sendo assim familiares recorreram aos bombeiros para solicitar a ajuda dos cães que, em situações recentes, haviam recuperado outras vítimas desaparecidas no sul de Minas.
Outros casos em dezembro
No dia 27 de dezembro, em apoio ao Corpo de Bombeiro Militar de Lavras, o PBRESC – Pelotão Busca Resgate e Salvamento com cães, esteve na cidade de Carrancas para verificar o desaparecimento de uma jovem de 29 anos. No local, a equipe deparou com uma imensidão de matas intrincadas, riachos e cachoeiras. Foi feito levantamento da área e divididos quadrantes para as buscas. No terceiro dia de buscas mesmo debaixo de grandes temporais a equipe logrou êxito ao encontrar a vítima submersa, ou seja, debaixo da água. A vítima por algum motivo perdeu o controle e se afogou ficando presa em um amontoado de ganhos e troncos de arvores no meio do rio. Os cães farejadores interessaram pelo local e começaram a latir o que chamou a atenção de seus condutores e foram verificar e descobriram que se tratava da vítima.
Já no dia 17 de dezembro, na cidade de Bom Jesus da Penha, uma vítima do sexo masculino, taxista foi sequestrado e teria desaparecido. A polícia Militar do norte de Minas prendeu os bandidos que foram presos. Na cadeia os bandidos não queriam confessar que teriam matado a vítima. Com o serviço de inteligência da Polícia Civil foi feito o rastreamento dos sinais de gps do celular da vítima dias antes. O sinal dava em uma mata e ali começaram as buscas. O grupamento BRESC iniciou as buscas juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil. A vítima foi encontrada em um riacho, infelizmente, morta.
A recorrência dos casos em um curto período chamou a atenção da comunidade para a eficiência dos cães, aliada a inteligência e a coordenação dos bombeiros que, trouxe rapidez para conclusão das ocorrências, proporcionando alívio para os familiares ou a conclusão de um ciclo de sofrimento.
A equipe especializada do 9ª BBM / 6º COB está localizada na cidade de Varginha. Conta com duas cadelas da raça Malinois, Ayra e Nami, um cão pastor Alemão de nome Bravo, um cão da raça Braco Alemão de nome Quest, todos prontos e certificados para as operações de busca e resgate. A equipe também possui um filhote, que está sendo preparados para futuras atividades, Way de apenas três meses, também da raça Braco Alemão.
Fonte: CBMMG