Parcerias e tecnologia ampliam acesso e qualidade dos serviços públicos em Minas Gerais

Reforçadas pela política estadual de transformação digital, soluções de TI desenvolvidas com foco no cidadão têm feito história no estado

Foto: Arquivo pessoal Agência Minas

Por meio da política estadual de transformação digital, parcerias entre instituições do Estado e a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) colocam o cidadão como centro de um propósito: facilitar e ampliar o acesso a serviços públicos de qualidade em todas as áreas.

Um dos exemplos vem do sistema que agiliza e facilita a gestão de processos na administração pública, o ProBPMS, desenvolvido pela companhia com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com a Secretaria de Casa Civil (SCC).

Superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Fabrício Salum descreve a ferramenta utilizada pelo Governo de Minas.

“A ideia é disponibilizá-la para órgãos e entidades que, com o mínimo de esforço e codificação, poderão rapidamente tramitar ações de forma ágil, simples e eficiente”.

Tais características levaram o ProBPMS a ser reconhecido pela chamada internacional Boas Práticas em Inovação Pública 2025, categoria Inovação em Escala. A cerimônia de apresentação será em Santiago (Chile), nos dias 3 e 4/7.

Impacto positivo

Entrega de sucesso, a facilitação da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Seplag.

Hoje, mais de 42 mil pessoas, em 803 municípios, já utilizam a Ciptea para garantir o acesso facilitado e humanizado a áreas como saúde, educação e assistência social.

Bárbara Azevedo afirma que a carteirinha é de grande auxílio para ela e o filho, de 5 anos. “Ele é autista, e essa carteirinha ajuda a comunicar nossa realidade para o mundo. A Ciptea explica as comorbidades que ele tem, e que podem afetar as pessoas. Eu sou muito grata a ela”, comenta.

Fonte: Agência Minas

 

Compartilhar:
Veja mais