Estudante da UFLA é campeã brasileira na prova dos 400 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo 2024
Jaíny é atleta do Programa Cria Lavras Atletismo e faz parte do Programa Atleta de Alto Rendimento, da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil
Foto: Wagner Carmo / CBAt
A atleta e estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Jaíny Barreto foi campeã brasileira na prova dos 400 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo 2024, a maior competição interclubes da América Latina. As provas da semifinal e da final foram realizadas na quinta e sexta-feira (27 e 28/6), respectivamente, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB). Jaíny é atleta do Programa Cria Lavras Atletismo e faz parte do Programa Atleta de Alto Rendimento, da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape/UFLA).
A atleta treina diariamente na pista de atletismo da UFLA sob a supervisão do professor voluntário Pablo Ramon Domingos, no projeto de extensão CRIA Lavras Atletismo. Ele comenta sobre o desempenho da atleta durante a competição. “Na semifinal, ela, que tinha o quinto melhor tempo do Brasil no ano, passou com o melhor tempo das competidoras para a final, fazendo sua melhor marca pessoal (52.15 nos 400m), destacando-se pela forte chegada. Já na sexta-feira, na final, o tempo não estava ajudando tanto; havia bastante vento na pista, o que deixou todo mundo receoso de correr forte e, na linguagem do atletismo, travar. A Jaíny repetiu o feito da semifinal: fez a primeira parte da prova mais conservadora e investiu toda a energia na reta final, passando as adversárias e conquistando o título de campeã brasileira na prova dos 400m rasos com a marca de 52.29”, comenta Pablo.
Para Jaíny esse é um feito de muito trabalho e dedicação, e a atleta é grata a todos os envolvidos. “Esse título significa todo o trabalho, a disciplina, a resiliência e as escolhas que fiz, juntamente com o Pablo, desde o início da temporada até agora. Infelizmente a vaga em Paris não foi conquistada, mas me sinto feliz e realizada com o título de campeã brasileira pela primeira vez. Agora temos mais quatro anos, mais um ciclo olímpico para sonhar e correr atrás da vaga em Los Angeles 2028. Mas, antes de chegarmos lá, continuaremos trabalhando diariamente plantando e colhendo os frutos. Obrigada a todos os envolvidos!”, destaca a campeã brasileira.
O Troféu Brasil reuniu mais de 800 atletas de 21 estados e do Distrito Federal, entre os dias 27 e 30 de junho, em São Paulo.
Foto: UFLA