Professor Cleiton lança livro voltado às justificativas sobre a legitimação católica da escravidão do negro

Segundo o professor e deputado estadual, a questão que motivou os estudos e o lançamento do livro são as justificativas da Igreja Católica usadas para legitimarem a escravização do negro.

O deputado estadual Professor Cleiton lança, neste sábado (20), durante uma live em seu canal no Facebook e YouTube, às 17h30, o livro “Os filhos de Cam: a legitimação católica da escravidão do negro”. O material, de 154 páginas, também tem autoria do professor Paulo César de Oliveira. A data do lançamento acontece justo no Dia da Consciência Negra.

Lançamento do livro acontece neste sábado (20)/Foto: Divulgação

“Vamos aproveitar o Dia da Consciência Negra para lançar essa obra, que busca preencher algumas dessas muitas brechas ao se enveredar por uma África que vai muito além da apresentada pelos livros didáticos” – comenta.

Segundo Professor Cleiton, a ideia do livro surgiu da necessidade de divulgar um trabalho de pesquisa desenvolvido dentro do Programa de Mestrado em História Ibérica. Para o deputado, o tema continua sendo um campo aberto a diferentes pesquisas e abordagens, tanto pela investigação de novas fontes, quanto pelos novos enfoques às fontes já conhecidas.

Ainda conforme professor Cleiton de Oliveira, a questão que motivou os estudos e o lançamento do livro são as justificativas da Igreja Católica usadas para legitimarem a escravização do negro.

O livro visa alcançar o público constituído por estudantes, professores, líderes religiosos, comunitários e todas as pessoas que buscam entender as razões que levaram a Igreja a legitimar uma prática abominável.

De acordo com o deputado, o conteúdo é importante porque, nos dias atuais, também se usa o nome de “Deus” para justificar práticas injustas e imorais. “Deus nunca autorizou a escravidão em seu nome e nem colocar acima de todos. Ele está no nosso meio. Precisamos discutir o papel da fé e da Sagrada Escritura para que as práticas religiosas, econômicas e políticas não destruam a dignidade humana. Não se pode usar em vão ou instrumentalizar o nome de Deus” – enfatizou professor Cleiton.

Além de professor Cleiton, o outro autor do livro – professor Paulo César de Oliveira – no qual o parlamentar fez questão de elogiar e expressar toda sua admiração, já publicou outros livros na área de Filosofia, Educação e Teologia. O último é “Filosofia e Mística” pela Editora Dialética. E também está no prelo um livro sobre o pensamento kantiano: “Um caminho para Kant”.

O livro será impresso e digital. O material impresso custará R$ 46,00. Já o livro digital será disponibilizado de forma gratuita. Ambos podem ser acessados pelo site da editora: www.editorafi.org/290cam.

Fonte e foto: Ascom Professor Cleiton

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.