Folia de Reis é tema da III Oficina de Educação Patrimonial de Varginha

A ação é uma proposta da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, sendo voltada para professores da rede pública e particular de ensino de Varginha e da região, além dos interessados pela temática.

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, realiza no dia 01 e 15 de setembro a III Oficina de Educação Patrimonial com o tema “Educação e Cultura Popular: a Folia de Reis dentro do espaço escolar”. A ação é uma proposta da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, sendo voltada para professores da rede pública e particular de ensino de Varginha e da região, além dos interessados pela temática.

A oficina será transmitida ao vivo no dia 01 e no dia 15 a partir das 19h pelo canal Varginha Cultural no YouTube (youtube.com/varginhacultural) e também pelo site da Fundação Cultural (www.varginhacultural.com.br). O objetivo é promover o debate sobre a valorização da Folia de Reis como expressão popular que pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas escolas varginhenses.

O evento contará com a participação de Luís Gustavo Molinari Mundim, diretor de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG); Cristiane Maria Magalhães, doutora em História pela Unicamp; Danielle de Souza Guimarães, arquiteta da Fundação Cultural de Varginha e Gustavo Uchôas Guimarães, historiador.

Para Marquinho Benfica, diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, “a oficina vai valorizar essa expressão cultural que é a Folia de Reis. Para manter essa tradição centenária o papel das escolas é fundamental, pois os professores levarão às nossas futuras gerações essa manifestação da nossa fé e cultura”.

Haverá ainda o lançamento de mais uma edição da coleção Varginha em Postais que esse ano leva o nome “No Caminho dos Reis”, com registros das Companhias de Reis de Varginha.

Confira a programação:

Dia: 01/09/2021 (quarta-feira)

  • 19h – Abertura: Lançamento do Programa ” No Caminho de Reis”
    Mediadora: Cristiane Maria Magalhães
  • 19h15 – Palestra: Educação e Cultura Popular
    Palestrante: Luis Gustavo Molinari Mundim – Diretor de Promoção do IEPHA-MG
  • 19h45 – Palestra: As Folias de Reis de Varginha
    Palestrante: Danielle de Souza Guimarães – Arquiteta da Fundação Cultural de Varginha
  • 20h30 – Encerramento

Dia: 15/09/2021 (quarta-feira)

  • 19h – Abertura: Lançamento da Coleção Varginha em Postais: “No Caminho de Reis”
    Mediadora: Danielle de Souza Guimarães – Arquiteta da Fundação Cultural de Varginha
  • 19h15 – Palestra: As Folias de Reis dentro do espaço escolar
    Palestrante: Gustavo Uchôas Guimarães – Historiador
  • 20h30 – Encerramento

Fonte e foto: Ascom Fundação Cultural de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.