Cidades do Sul de Minas registram primeiras chuvas com a chegada da Primavera

No Sul de Minas, a previsão ainda é de tempo seco e altas temperaturas, predominando até o início de outubro.

Foto: Play no Agro

A primavera começou no último domingo, 22 e segue até dia 21 de dezembro, e traz expectativa de chuvas nas áreas cafeeiras.

Neste último final de semana, dezenas de cidades da região, como Varginha, Carmo da Cachoeira, Elói Mendes, Paraguaçu, Monsenhor Paulo, Campanha, dentro outras, registraram a tão esperada chuva.

Em diversos registros em redes sociais, varginhenses publicaram o momento da chuva, que veio em boa quantidade.

Na fazenda do agropecuarista Guilherme Paiva, foram registrados 15mm de chuva na noite do último sábado, um alívio segundo o agropecuarista, pois os pastos estão muito secos e os animais estavam sentindo bastante. Com esta chuvinha, com certeza já começarão a surgir brotos na brachiaria, disse Guilherme.

Segundo a meteorologista Bruna Peron, da Rural Clima, as precipitações ainda serão irregulares até o final de setembro e regiões como Sul de Minas ainda enfrenta seca e temperaturas elevadas, enquanto o Paraná e o sul de São Paulo devem registrar as primeiras pancadas mais concentradas.

Primeiras chuvas nas áreas cafeeiras

De acordo com Bruna Peron, as primeiras chuvas nas áreas cafeeiras já começaram a ser registradas de forma isolada, principalmente no Sul de São Paulo e Paraná. “Com a chegada da primavera, é comum já termos as primeiras pancadas de chuva. Elas ocorrem geralmente à tarde, com formação rápida e distribuição restrita”, explica a meteorologista. Contudo, ela destaca que as chuvas mais significativas, bem distribuídas, estão previstas para a virada de setembro para outubro.

As regiões cafeeiras do Paraná e do sul de São Paulo serão as primeiras beneficiadas. “Nos últimos 10 dias de setembro, esperamos a passagem de frentes frias que trarão chuvas concentradas nessas áreas”, comenta Bruna.

No entanto, para o Sul de Minas Gerais, a previsão ainda é de tempo seco e altas temperaturas, predominando até o início de outubro.

Elevação das temperaturas nas regiões cafeeiras

Mesmo com o retorno gradual das chuvas, as temperaturas seguirão elevadas nas principais áreas cafeeiras do Brasil. Segundo Bruna Peron, essa tendência deve se manter até o início de outubro. “As chuvas ainda serão irregulares nos próximos 15 a 20 dias, o que favorece o rápido aumento das temperaturas no período da tarde”, afirma.

Nas regiões cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais, onde as chuvas serão mal distribuídas até o início de outubro, as temperaturas devem continuar subindo.

“Pelo menos até o início de outubro, as áreas de café em São Paulo e Minas Gerais continuarão com temperaturas elevadas”, alerta. Já no Paraná, onde há maior frequência de frentes frias, a tendência é de temperaturas mais amenas e próximas à normalidade, sem extremos de calor.

Fonte: Redação Csul, com informações Play no Agro

Compartilhar:
Veja mais