Passos e Poços de Caldas lideram ranking de multas por uso de celular

Passos e Poços de Caldas, lideram o ranking de municípios cujas multas relacionadas ao uso de celular no trânsito mais aumentaram no Sul de Minas. Segundo a Polícia Militar, só em 2015 em Passos, foram aplicadas 1.180 multas relacionadas ao uso do celular no trânsito. O número já é 45% maior do que em todo o ano de 2014, quanfo foram aplicadas 810 notificações.

Em Passos, conforme números do Detran, o número de multas aumentou de 671 em 2014 para 1.140 neste ano.

“O policiamento, a fiscalização, ela não para. De certa forma, parece que o cidadão, se tem muita ciência, ele não cumpre o código de trânsito. É muito comum esta prática”, disse o sargento da PM, Samuel Alves Domingo.

Já em Varginha e Pouso Alegre, o número de multas caiu neste ano em relação ao ano passado. Em Varginha, até outubro, foram 576 multas por dirigir falando ao celular, enquanto em 2014 foram 593. Em Pouso Alegre, a cidade onde mais multas do tipo são emitidas na região, foram registradas 4.151 neste ano contra 5.429 no ano passado.

“Existe uma pesquisa que comprova o seguinte: quando você dirige alcoolizado, é 12% provável de você provocar um acidente e falando ao celular, por volta de 33%. O seja, falando ao celular utilizando o veículo, é maior o risco de acidente do que alcoolizado, praticamente o dobro”, disse o especialista em trânsito, Kenedy Santos Pereira.

A multa para quem for pego nesse tipo de infração é de R$ 85,13. Motoristas ganham ainda 4 pontos na carteira de habilitação e os motociclistas, cinco.

carro_interna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.