
28ª Expocafé começa amanhã em Três Pontas
Evento acontece de 27 a 29 de maio no aeroporto de Três Pontas e reúne tecnologia, negócios e debates sobre o futuro da cafeicultura.
Foto: Cocatrel
Reconhecida como a principal feira do agronegócio voltada à cafeicultura, a Expocafé realiza sua 28ª edição entre os dias 27 e 29 de maio de 2025, no aeroporto de Três Pontas (MG). O evento reforça seu papel como um espaço de desenvolvimento de negócios e difusão de tecnologias que impulsionam a cadeia do café no Brasil.
A edição de 2025 manterá o formato consagrado, reunindo centenas de marcas expositoras, palestras técnicas, novidades do mercado e um público altamente qualificado. A expectativa é superar os números do ano anterior, que contou com mais de 20 mil visitantes e mais de 130 marcas participantes, reunindo produtores, técnicos, pesquisadores, empresas e lideranças do setor em um único espaço.
A Expocafé é muito mais que uma feira — é um verdadeiro ponto de encontro da cafeicultura brasileira, onde negócios são fechados, parcerias são formadas e o conhecimento é compartilhado. Além de conferir as inovações e tendências do setor, o público terá acesso a conteúdo técnico de alta qualidade, demonstrações de campo, rodadas de negócios, novas tecnologias em maquinário e insumos, e um espaço voltado para debates sobre sustentabilidade, produtividade e gestão. É uma oportunidade única de crescimento profissional, geração de oportunidades e fortalecimento do setor que move a economia de milhares de famílias em todo o país.
Com uma programação variada, que une conhecimento técnico, avanços tecnológicos, compromisso ambiental e oportunidades de mercado, a feira se consolida como uma das mais influentes da cafeicultura nacional. Confira os destaques:
Abertura
A partir das 9h, será realizada a Cerimônia de Abertura da 28ª Expocafé, com a presença de produtores, empresários e autoridades mineiras.
14º Simpósio de Mecanização da Lavoura
No dia 27 de maio, às 14h, acontece o 14º Simpósio de Mecanização da Lavoura, promovido pela UFLA. O evento terá três palestras sobre os desafios da mecanização na cafeicultura de montanha.
Simpósio Cocatrel/UFLA
Na quarta-feira, 28 de maio, a tenda de eventos recebe o Simpósio Cocatrel/UFLA, com foco em eficiência, gestão e qualidade no campo. Pela manhã, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras apresentarão palestras sobre os impactos das mudanças climáticas no manejo do café.
À tarde, convidados da Cocatrel, em parceria com a Coccamig, Café Brasil, AgroCP e Renovagro debatem os temas sustentabilidade e inovação no manejo do solo, com palestras de especialistas como Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, Ademir Calegari, Gil Barabach e Kaio Dias (Doutor Solo).
Expocafé Mulheres e 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras
A programação da Expocafé Mulheres acontecerá na Tenda de Eventos da Expocafé, a partir das 8h, na quinta-feira (29). A abertura oficial contará com a presença da chefe-geral da EPAMIG Sul Vânia Silva e da representante da Cocatrel Iandra Mendes Vilela. O painel principal vai debater: “Mulheres no Café: sustentabilidade, empreendedorismo, políticas públicas e novas perspectivas”.
A programação da Expocafé Mulheres prossegue, ainda na quinta-feira (29), a partir das 13h, com a realização do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras, em parceria com Wofse Produções.
A programação conta com quatro palestras e a entrega da premiação “Mulher Inspiração da Cafeicultura do Brasil e Agro Mulher Brasil 2025”, para mulheres protagonistas do setor. Nesta edição, as pesquisadoras da EPAMIG Vânia Silva e Vanda Cornélio estão entre as homenageadas.
Fonte: Cocatrel, com informações da EPAMIG