Pronatec abre inscrições para 4.840 vagas de cursos técnicos em instituições parceiras

pronatec-abre-inscricoes-para-4840-vagas-de-cursos-tecnicos-em-instituicoes-parceiras.jpg.425x286_q85_crop-smart_upscaleA partir desta segunda-feira (24), estão abertas as inscrições para os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o segundo semestre. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, em escolas públicas de Minas Gerais.

Neste semestre, serão oferecidas 4.840 vagas em 17 cursos distribuídos em 39 municípios mineiros. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Secretaria de Estado de Educação, a partir das 10h do dia 24 de agosto até às 17h do dia 14 de setembro.

O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 17 de setembro. O resultado será divulgado no site da Secretaria a partir do dia 18 e o período de matrícula será definido pelas respectivas instituições ofertantes. Neste semestre são oferecidas vagas em oito instituições parceiras para 17 tipos de cursos técnicos, como Mêcanica, Análises Clínicas, Enfermagem, Telecomunicações, Design de Móveis, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. A rede de ofertantes é formada pelo Senai, Senac, Utramig, Universidade Federal de Viçosa, Funec, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Escola Técnica de Saúde da Unimontes e Cefore/UFTM.

No ato da inscrição o aluno fará a opção do município, do curso, da instituição de ensino e do turno da vaga a qual pretende concorrer. Cada candidato poderá se inscrever apenas uma vez. Para mais informações sobre os cursos ofertados, o candidato pode consultar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, publicado no site do Pronatec.

O Pronatec é um programa do Governo Federal criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O processo de seleção para os cursos técnicos do Pronatec concomitantes o ensino médio, em Minas Gerais, são gerenciados pela Secretaria de Estado de Educação. Aos estudantes selecionados pelo Programa é garantida a Bolsa-Formação, que corresponde ao custeio das despesas relacionadas ao curso, como o vale-transporte, vale-alimentação e material didático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.