Zoológico de Varginha celebra 49 anos

O Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota, o Zoológico de Varginha, completa neste mês 49 anos. A comemoração será no próximo domingo, 26, com atividades das 8h30 às 12h, numa parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, com a Rádio Itatiaia Sul de Minas. Na programação tem passeio interativo para apreciar os cerca de 400 animais, perguntas e “bolos de aniversário”, que de acordo com a bióloga Jaara Cardoso, “serão feitos com os itens básicos da alimentação dos animais, de forma decorativa para tornar o alimento mais atrativo e estimulante, propiciando aos visitantes um momento único de observação da hora da refeição”. Ela explica que não são todos os animais que vão receber os bolos, alguns deles vão receber “presentes”.

O público também poderá apreciar os 80 novos animais que chegaram semana passada como araras, papagaios, jiboias, guaxinim, duas oncinhas, ouriços e furões. “O zoológico é um dos patrimônios mais valiosos que o município possui. Além de ser um local privilegiado pela natureza com uma fauna exuberante, nós temos voltado as nossas atenções para os animais que ali estão e que recebem o maior carinho e são bem alimentados; trata-se de um dos parques mais bem cuidados da nossa região e estamos avançando nas obras da recuperação para melhorar ainda mais esse espaço, inclusive murando todo o perímetro para dar mais segurança aos animais e refazendo uma série de recintos para que realmente o zoológico atenda todos os requisitos impostos pelo Ibama”, afirma o prefeito Antônio Silva. Ele reforça que “por essas razões, temos muito o que comemorar nesses 49 anos do Zoológico de Varginha, cuja reabertura se deu com muita alegria na atual administração”.

Referência turística

Com a reabertura em 22 de fevereiro desse ano, o Zoológico se tornou nova atração turística da região recebendo aproximadamente 10 mil visitantes por mês. Em média, por semana, três grupos de estudantes de Varginha ou de cidades da região, idosos e outros visitantes vão ao local. A Direção explica que tem muitas visitas agendadas até o final do ano, mas ainda há datas disponíveis. Os interessados em fazer visitas monitoradas devem telefonar para (35) 3690-2709. Os animais que mais despertam a atenção do público são os felinos como o leão, a onça pintada, jaguatiricas e ainda os macacos, avestruzes, jacarés, jiboia, araras, tucanos, papagaios, cobaias e agora também os novos atrativos são os furões, ouriços, guaxinim e os filhotes de onça parda.

Domingo

O diretor do Zoológico, veterinário Marcos Mina, que trabalha no local há 22 anos, está empenhado nos preparativos para receber especialmente o público neste domingo. “Haverá também brincadeiras gratuitas para as crianças como pula-pula”, ressalta. Ele alerta os motoristas para que sejam cautelosos, pois as ruas de acesso são estreitas e de mão-dupla. O diretor da Guarda Civil Municipal, Jair Gabriel, avisa que “o efetivo dará total apoio às comemorações dos 49 anos do Zoológico, tanto na orientação do tráfego de veículos como no interior do recinto”.

O convite dos organizadores do evento é para toda a população: “Venha curtir as férias no Zoológico e comemorar com a gente este aniversário!” O gerente da Rádio Itatiaia Sul de Minas, Diego Braga diz que “será um domingo que ficará marcado para quem visitar e acompanhar as atividades, pois será uma ação que vai contribuir para a valorização das visitas ao Zoo e também para o conhecimento da fauna e flora ali existentes, aliadas as atividades educativas”.

Esse ponto turístico abre diariamente, das 8:00 horas às 16:15 horas, com ingresso no valor simbólico de R$ 2,00 sendo que crianças até 5 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam.

fachada zoo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *