Webinário discute a atuação dos Arquivos e Bibliotecas como espaços de memória, educação e cultura

A Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural de Varginha promove no próximo dia 20 de outubro (terça-feira) o webinário “Arquivos e Bibliotecas: espaços de memória, educação e cultura”. O público poderá acompanhar pelo Facebook e YouTube Varginha Cultural, das 13h às 15h. Não é necessária a inscrição antecipada.

Na abertura, haverá o lançamento de um marcador de páginas em comemoração aos 60 anos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

A partir das 13h15, a Profª. Drª. Marília de Abreu Martins de Paiva, da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, vai tratar sobre o tema “Bibliotecas como lugares de memória e de identidade social”. 

Logo em seguida, Dênis Soares da Silva, coordenador do Núcleo de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro, traz a palestra “Arquivos e Educação: práticas de memória e de produção de conhecimentos históricos educacionais.

A mediação será feita pela bibliotecária Eliana Cristina Costa, da Biblioteca Pública de Varginha. O objetivo é discutir como as bibliotecas e os arquivos, especialmente como os públicos, estão atuando na função social de preservar, organizar e disseminar os elementos culturais e os saberes. Tem o intuito de promover o debate e a sensibilização de assuntos relevantes sobre a valorização, preservação e proteção do patrimônio documental e os lugares de memória como espaços de educação e cultura.

Confira a programação do webinário

13h – Abertura: lançamento do Marcador de Páginas em comemoração aos 60 anos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

13h15 – Palestra: “Bibliotecas como lugares de memória e de identidade social”
Palestrante: Profª. Drª. Marília de Abreu Martins de Paiva

14h15 – Palestra: Arquivos e Educação: práticas de memória e de produção de conhecimentos históricos educacionais 
Palestrante: Dênis Soares da Silva 

15h – Encerramento

Perfil dos palestrantes

Marília de Abreu Martins de Paiva: doutora (2016) e mestre (2008) em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou a graduação em Biblioteconomia (2004). Atualmente é professora-adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas do curso de graduação em Biblioteconomia. Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares.

Dênis Soares da Silva: bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atualmente cursa Arquivologia. É coordenador do Núcleo de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura.

Fonte e foto: Ascom Fundação Cultural de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *