Varginhenses estão entre os 42 torrefadores de café selecionados da ICRMC

A International Coffee Roast Master Championship, ICRMC Brasil divulgou nessa semana a relação dos 42 torrefadores selecionados para competirem pelo título do ICRMC Brasil 2019. Entre os lendários torrefadores está o varginhense Pedro Gabriel de Oliveira, de 28 anos, proprietário da Nobre Safra Cafés. “Estou super honrado por fazer parte desse seleto grupo; acredito que a iniciativa é incrível e a oportunidade de aprender e compartilhar é o principal objetivo, visando sempre a melhoria da área no país”, declarou Pedro. O incentivo e reconhecimento vem de dentro de casa. A mãe Dirce , afirma estar orgulhosa. “Pra mim ele já é um grande vencedor e estar nessa seleção é o reconhecimento da dedicação dele ao estudo, pesquisa e empenho profissional”, diz ela. Pedro Oliveira também revela que aguarda o resultado de um concurso que avalia o design de embalagem. “Esse concurso é promovido pela Revista Espresso de enorme prestígio no meio do café”, explica.

Outro conterrâneo que também está selecionado no ICRMC é Jack Robson Silva, 44 anos, que afirma estar muito feliz em poder participar. “É um momento de compartilhar informações e experiências”, enfatiza Jack.

Entre os 42 torrefadores selecionados também está Thiago Naves, 33 anos, nascido em Três Corações mas que reside em Varginha onde é proprietário da cafeteria Linha Nova, na Rua Dr. José de Resende Pinto. “Estou ansioso para a competição; me sinto extremamente honrado em ter sido selecionado dentre tantos torradores excelentes que temos na região e no país”, garante Thiago.

A torra é uma das etapas fundamentais para a excelência do café. De acordo com o ICRMC, nessa etapa, as amostras passaram por uma avaliação rigorosa, assim como os torrefadores, cujas respostas e perguntas foram examinadas. O comitê de seleção foi composto por seis voluntários e recebeu a tarefa de traçar perfis de candidatos com base apenas no conteúdo das inscrições.

Agora, os selecionados vão para Belo Horizonte, onde será realizada pela primeira vez no Brasil o ICRMC, a Semana Internacional do Café, de 20 a 22 de novembro, na Expominas. Trata-se de um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O vencedor da torrefação disputará o mundial na maior competição de torra da Ásia.

Fonte e fotos: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *