Varginha tem retorno controlado de atividades no comércio

Na última sexta-feira (24), o prefeito Vérdi Melo publicou novo decreto autorizando a reabertura de restaurantes, bares, lanchonetes e academias na cidade

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: BlogdoMadeira/Marcus Madeira

Após decreto assinado pelo prefeito Vérdi Melo (Avante), na última sexta-feira (24), restaurantes, bares, lanchonetes e alguns tipos de academias voltaram a funcionar controladamente a partir desta segunda-feira (27), em Varginha. O prefeito já havia autorizado a abertura gradual do comércio na última segunda-feira (20), após um mês fechado em decorrência da pandemia do Coronavírus.

“A retomada destes setores do comércio não quer dizer que vamos relaxar nos cuidados com o coronavírus. A pandemia existe, está instalada, o vírus esta circulando e por isso os cuidados devem ser redobrados. O isolamento social ainda é o melhor remédio. Isso, além do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento em filas”, enfatizou o prefeito.

De acordo com Vérdi, a decisão foi tomada durante reunião realizada na sede do Instituto do Servidor Público Municipal (Inprev) com os representantes do Comitê de Gerenciamento de Crise criado pela prefeitura. Segundo a Prefeitura, o Shopping continua fechado até que seja aprovado um projeto de biossegurança que será analisado pela vigilância sanitária. Segundo o Shopping, o documento já foi enviado à Prefeitura. Ambas partes aguardam nova reunião que deve acontecer ainda esta semana.

 “Para chegarmos a esta decisão ouvimos os membros do Comitê de Crise e ao final foi colocado em votação o retorno controlado destes setores a partir de segunda-feira (27). Quanto ao Shopping ficou acertado a análise do projeto por parte da Vigilância Sanitária, de forma que possa retomar suas atividades com segurança máxima. Porém, a retomada destes setores do comércio não quer dizer que devamos relaxar nos cuidados com o Coronavírus. A Pandemia existe, esta instalada, o vírus esta circulando e por isso os cuidados devem ser redobrados. O isolamento social ainda é o melhor remédio. Isso além do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento em filas” , disse, o prefeito.

Confira no link o decreto completo do retorno de Atividades Setor Alimentação, Academias e Outras ou no site da Prefeitura de Varginha.

Prefeito Vérdi Melo assinou novo decreto na última sexta-feira (24) / Prefeitura de Varginha

Regras

Restaurantes, bares, lanchonetes e academias terão que respeitar horários e uma série de medidas de higienização para que possam funcionar. As lojas já estão trabalhando com as medidas desde que foi anunciado o retorno gradual.

  • Bares, restaurantes e lanchonetes poderão exercer atendimento ao público até às 22h. O delivery segue como preferencial. Será necessário também que um funcionário fique responsável por realizar o controle de entrada, além de desinfecção constante no ambiente. Talheres e copos apenas descartáveis. Apenas duas pessoas poderão ficar em uma mesa. Máscaras para clientes também serão necessários.
  • Academias de musculação, ginástico, crosffit, pilates, yoga e personal trainer também poderão retomar o funcionamento na cidade. O horário para estes serviços será de 6h às 22h. Nestes locais o álcool em gel 70% precisará ser disponibilizado, além de papel toalha para higienização dos equipamentos antes e depois do uso, agendamentos de horários, treino de 45 minutos, além de dois metros de distância para cada equipamento.

Academias

As academias de Varginha precisaram se reorganizar para voltar ao funcionamento. Uma empresária, que possui três academias na cidade, contou ao BlogdoMadeira que obedeceu a distância entre os equipamentos e a demarcação do local. “As máquinas que não conseguimos distanciar, esclarecemos: se alguém estiver usando uma, não usa a do lado. Como as esteiras, por exemplo. É uma ligada e a do lado, desligada. E, em uma sala, guardamos alguns equipamentos que não serão usados nesse momento de pandemia”, disse. “Nas entradas colocamos tapetes com peróxido. Fornecemos kit para as pessoas limparem os equipamentos e também reforçamos e limpeza geral, várias vezes, obedecendo o decreto”, completou.

Já as aulas de danças, onde também devem ser respeitadas regras, a empresária contou que as aulas só retornam dia 4 de maio. “Somente com pilates individualizado, funcional e ballet fitness, que se enquadram como ginástica, conforme determinado no decreto”, afirmou. Ela disse ainda que as aulas online continuam para os clientes que não se sentirem seguros em ir até o local para treinamento.

BlogdoMadeira/Marcus Madeira
BlogdoMadeira/Marcus Madeira

Restaurantes

O dono de um restaurante de Varginha, Edyr Borges Cardoso, contou também em entrevista ao BlogdoMadeira, que delimitou a área em que os clientes poderão se sentar, disponibilizou álcool em gel e luvas descartáveis. Mas ele questionou o uso de talher descartável. “Nós temos três processos de desinfecção. Água a 90 graus, lavamos os talheres com água e sabão e ainda passamos álcool, ao final. Os talheres ainda são disponibilizados em saquinhos de plástico. Como o cliente vai cortar um bife, por mais macio que esteja, com talher descartável?”, questionou. Segundo ele, o movimento do estabelecimento caiu para 10% do normal.

Outro empresário do ramo, também contou sobre as dificuldades que tem enfrentado com o fechamento do local. “O movimento aqui caiu para menos de 30%. A gente atendia muitos alunos e as aulas estão paradas. Também atendíamos pessoas que vinham trabalhar no centro e agora as atividades estão sendo retomadas”, disse. O empresário disse que não retirou mesas para voltar com o funcionamento do local, mas que colocou plaquinhas de reservado, para orientar que as mesas que não podem ser utilizadas.

BlogdoMadeira/Marcus Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *