Varginha se destaca na geração de empregos

Entre janeiro e setembro deste ano, o Sul de Minas conquistou 3 mil novas vagas de trabalho. O destaque na geração de empregos ficou para o setor de serviços. Em Minas Gerais, foram mais de 1,3 milhões de contratações contra 1,243 milhões de demissões. O saldo foi positivo em mais de 56 mil vagas. Na região, Campo Belo, Pouso Alegre e Varginha ficaram entre as 10 cidades mineiras que mais geraram empregos.

Em Pouso Alegre, mais da metade das vagas vieram do setor de serviços. Na padaria do Avimar Junior em Pouso Alegre tinham 20 funcionários, mas com o aumento da demanda o número subiu para 30 empregados. Neste mês, foram contratadas quatro novas pessoas.

Foto: MARCELO OLIVEIRA / Diario Gaucho

“A gente acredita que até o final do ano vamos manter esse quadro, mas esperamos no ano que vem colocar novos serviços como o delivery, que vai necessitar de novos funcionários”, explica.

No salão de beleza da Clauzi Cunha foram cinco contratações nos últimos meses. Ela conta que foi necessário até mesmo contratar mão de obra extra: “Tivemos que contratar cinco pessoas como freelancer. São pessoas que estão vindo de longe e está maravilhoso, não temos o que reclamar”, diz.

De acordo com o economista Lineu Pedroso, a alta dos empregos é reflexo da liberação do fundo de garantia e do Pis/Pasep, que aumentou o número de vendas no comércio, aquecendo o mercado.

“Pouso Alegre é uma cidade pólo. Isso quer dizer que uma cidade pólo sofre mais na época de crise e se recupera mais na época de bonança, quando o crescimento começa a agir. Isso porque as pessoas começam a procurar bens. Então se gasta mais em restaurantes, em compras e se abre espaço para a contratação de atendentes”, explica.

Mas ele alerta que apesar da melhora, o momento exige cautela: “É preciso ser um pouco cauteloso. Quem está empregado precisa ter muito cuidado com o que ele vai trocar. Não se pode arriscar porque não estamos numa economia a todo vapor. A locomotiva só começou a se movimentar”, alerta.

Contratações por cidade no estado

  1. Nova Serrana – 3.708
  2. Patos de Minas – 2.081
  3. São Gotardo – 1.426
  4. Iturama – 1.308
  5. Patrocínio – 1.267
  6. João Pinheiro – 1.231
  7. Campo Belo – 1.227
  8. João Monlevade – 1.227
  9. Pouso Alegre – 1.094
  10. Varginha – 1.046

 

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *