Varginha recebe I Seminário Alianças Estratégicas no Cooperativismo

O cooperativismo é responsável por números que impressionam. São mais 360 mil empregos gerados e o país conta com 6,6 mil cooperativas atuando em diversos ramos da economia, destacando-se saúde, agronegócio e crédito.

Devido à importância do setor cooperativista no país, a Aprovar promove o Seminário Alianças Estratégicas e Agregação de Valor com o objetivo de buscar meios que facilitem a troca e a complementação de serviços e produtos entre as cooperativas locais, de modo que estas se fortaleçam frente a um mercado altamente competitivo e outras grandes cooperativas que chegam ao Sul de Minas. A chegada dessas novas e grandes cooperativas pode representar uma ameaças aos produtores e empresários locais caso não haja intercooperação.

A intercooperação é uma forma das cooperativas contribuírem umas com as outras sem problemas de concorrência e enfrentarem o mercado. Além disso, traz maior autonomia, pois, com todas participando em conjunto através de redes, centrais ou consórcios é possível entregar maior e melhor resultado para os seus cooperados.

As cooperativas do Sul de Minas, pela sua integração com o mercado internacional e como forças da economia regional, estão atentas às oportunidades e ameaças do mercado mundial e globalizado e já discutem o tema “alianças estratégicas” entre si, num sinal claro da vanguarda do movimento em nossa região.

O I Seminário de Alianças Estratégicas e Agregação de Valor no Cooperativismo vem sistematizar e difundir ainda mais esse movimento, de forma estratégica e planejada visando a busca pelo intercooperativismo sustentável.

Para o evento do dia 25 não foi necessário a realização de inscrições prévias. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae Varginha e o lançamento contou com o apoio da Doce Aroma Cafés Especiais, Coletivo Café e Have a Coffee.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *