Varginha: Empresários discutem projeto de transporte aéreo de cargas

Empresários se reuniram na manhã desta quarta-feira (31), para apresentar um projeto de transporte aéreo de cargas no aeroporto de Varginha. O local já tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para realizar esse tipo de serviço.

O projeto busca criar uma alternativa para o transporte rodoviário. “A partir do momento que você transporta na linha área, você vai ter muito mais agilidade no processo. Fora a segurança. Você não vai precisar de escolta. Dependendo do valor agregado, acaba sendo muito mais econômico do que o [transporte] rodoviário”, diz Ronaldo Veras, assessor da presidência da Azul Cargas.

Atividades como malharia, autopeças, produção de lavouras permanentes e extração de minerais metálicos representam 20% da exportação do Sul de Minas. Os outros 80% são da cafeicultura. Para o gerente regional do Sebrae em Varginha, Juliano Cornélio, implantar um terminal aeroviário de cargas na região é essencial.

“O Sul de Minas tem hoje 188 municípios. Nós entendemos que, em um universo de 77 mil empresas, com um PIB próximo de 50 bilhões, esse modal aéreo pode ser realmente uma grande oportunidade de negócios e aumento, sobretudo, de competitividade para as pequenas, médias e grandes empresas do Sul de Minas”.

Segundo o diretor comercial Breno Palhares, a iniciativa pode melhorar os negócios de empresas da região. “A gente está falando em atender regiões que hoje seriam impossíveis no mesmo dia, como, por exemplo, chegar ao Norte, Nordeste do país, uma carga que sai de Varginha provavelmente na parte da manhã. Isso hoje é possível. Então isso para a gente que é usuário de logística, empresário do ramo, é um outro cenário, nos coloca em um patamar de competitividade em relação ao Brasil, que fortalece muito a região do Sul de Minas como um todo”, afirmou.

Aeroporto de Varginha (MG) passa a ter voos fretados para Belo Horizonte (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Empresários apresentaram projeto para transporte aéreo de cargas no aeroporto de Varginha (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 Sul de Minas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *