Varginha é incluída na categoria C no Mapa do Turismo brasileiro

Mapa do turismoO Ministério do Turismo divulgou nesta semana, uma nova classificação do Mapa do Turismo brasileiro. O MTur adotou uma nova metodologia para categorizar as cidades. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do mapa foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

Em Minas Gerais, 466 cidades foram agrupadas, Belo Horizonte assim como as demais capitais, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos. Na categoria B, 18 municípios mineiros foram inseridos, entre estes; Ouro Preto, Diamantina, Juiz de Fora e Uberlândia. Já na categoria C, foram 66  cidades inseridas, como, Varginha, Caxambu, Salinas, Três Marias e Pirapora. As 381 cidades restantes foram categorizadas como D e E.

Varginha que foi inserida na categoria C, faz parte do circuito turístico Vale Verde – Quedas D’água, o qual engloba nove municípios da região. São municípios que possuem características em comum e são inseridos nos mesmo projeto turístico.

O estado de Minas, possui vários circuitos, apoiado pela secretaria de estado; atualmente são 56 circuitos no estado.

Categorias- A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.  O grupo C, possui 504 municípios, representa 15% do total avaliado.

Foto: Diego Gazola

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *