Varginha comemora Dia Nacional de Combate ao mosquito Aeds aegypti

dengue-2Nesta sexta-feira (02),  foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Mosquito em todo o estado. Em Varginha, a data foi lembrada com  uma mobilização na Praça da Fonte, uma iniciativa da Prefeitura de Varginha por meio do Setor de Vigilância Ambiental em parceria com as Secretarias de Educação e Obras e Guarda Civil Municipal. O objetivo foi despertar a necessidade em cada um de fazer a sua parte para vencer o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, Dengue e Chikungunya.

A mobilização contou a participação de agentes da dengue, distribuição e panfletos, apresentação de teatro de fantoches, demonstração de lavras do mosquito, como se desenvolve e orientação dos cuidados a serem todos para combater o vetor. “Estamos numa guerra contra o mosquito Aedes, e para vencê-la precisamos da participação efetiva da população. Sozinhos não conseguimos avançar. É preciso que a população se conscientize dos cuidados a serem tomados em suas casas, para evitar a presença desse mosquito que transmite doenças que podem matar”, disse o prefeito Antônio Silva.

Dados dengue

A Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, divulgou nesta quarta-feira (30), os dados atualizados de dengue no em Varginha. Neste ano, até o dia 29 de novembro, foram 5.389 casos notificados, sendo 2.968 (55,1% do total) confirmados. Abril foi o mês com maior número, sendo 1.242 confirmações, seguido de maio com 606.

Em uma demonstração do crescimento do índice, em outubro foram 105 casos confirmados de dengue, 35 a mais que setembro. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde, Varginha está classificada em risco médio de surto de dengue, chikungunya e zika. O levantamento de índice é feito por meio de pesquisa larvária, para conhecer o grau de infestação, dispersão e densidade do Aedes Aedes aegypti ou Aedes albopictus nas localidades.

O Bairro Parque Rinaldi lidera o ranking com 691 notificações sendo que 288 pessoas realmente estavam com dengue; na região central foram 406 notificações com 248 confirmações e o Sion com 315 notificações e 155 casos confirmados. Confira no quadro os bairros e os números registrados.

dengue1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *