Vacinação/ Poliomielite: Campanha é encerrada em Varginha com 88% da meta cumprida

Após ser prorrogada, a campanha de vacinação contra a poliomielite encerrou-se nesta quarta-feira (09), em Varginha. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da saúde, o município que tinha a meta de vacina 6.957 crianças, alcançou 6.055 e fechou com a 87,03% da meta cumprida. Foram vacinadas crianças entre 0 e 05 anos de idades.

Campanha-  Com a hashtag  #VacinaPólio, a campanha de vacinação contra a doença será divulgada nas redes sociais. Além disso, o site www.saude.mg.gov.br/vacinacao foi criado para esclarecer dúvidas sobre a poliomielite.

Poliomielite- Também chamada de “paralisia infantil”, a poliomielite é uma doença contagiosa grave que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. A doença pode causar flacidez muscular nos membros inferiores, provocando paralisia. Nas formas não paralíticas, os sintomas mais comuns são febre, mal estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite.

A poliomielite pode ser transmitida por secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas, ao falar ou tossir. A infecção também pode ocorrer através do contato com fezes de indivíduos infectados, por isso a transmissão é facilitada em locais com falta de saneamento e higiene. “A única maneira de se prevenir da doença e impedir que o vírus volte a circular no Brasil é vacinando todas as crianças”, explica Tânia Brant.

noticia_19786

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *