Vacinação contra covid-19 tem início em Varginha

Vacinas chegaram na tarde desta terça-feira (19), na cidade; segundo prefeitura, vacinação terá início imediato.

Redação CSul/Foto destaque: Divulgação Prefeitura de Varginha

A vacinação contra a Covid-19 vai começar nesta terça-feira (19), em Varginha. A prefeitura confirmou que tem pressa quanto à aplicação da vacina – que chegou na tarde de hoje, à cidade. De acordo com o prefeito Vérdi Melo, o procedimento de vacinação será iniciado imediatamente, principalmente, após o último boletim epidemiológico, no qual foram confirmadas quatro mortes e 120 novos casos.

Chegada das vacinas

O avião, que saiu de Belo Horizonte, transportando as vacinas contra o novo coronavírus para Varginha, pousou no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, pouco antes das 15h, desta terça-feira. O prefeito Vérdi Melo e o vice-prefeito Leonardo Ciacci foram acompanhar o acontecimento.

Vérdi e Ciacci acompanharam chegada das vacinas à cidade/Foto: Ascom Prefeitura de Varginha

Em entrevista à imprensa, Vérdi confessou que nem dormiu à noite devido à expectativa pela vacina. O prefeito explicou que, inicialmente, são poucas vacinas e pediu para que a população tenha calma. “Seguimos o Plano Nacional de Imunização e não é hora de relaxar com os cuidados básicos”, reforçou.

Vérdi, ainda, garantiu que “a prefeitura vai continuar firme no enfrentamento, principalmente, quanto ao trabalho de conscientização da população”.

Do Aeroporto, o prefeito e o vice seguiram para a Superintendência Regional de Saúde de Varginha para o recebimento oficial das vacinas.

Locais de vacinação

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Doutor Luiz Carlos Coelho, serão usadas salas na Policlínica Central e outras 16 salas de vacinas de UBS (Unidade Básica de Saúde) para a vacinação.

Nesse primeiro momento, as equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde vão em locais como o asilo, hospitais e, também, haverá vacinação na Policlínica Central, inclusive para profissionais de saúde. “À medida que for chegando mais vacina para outros grupos prioritários vamos disponibilizar nas unidades dos quadrantes”, explica o secretário de saúde.

“Esse primeiro lote de vacinas será destinado aos profissionais de saúde da linha de frente do atendimento aos pacientes da covid-19 e idosos institucionalizados, porque vieram 1.675 doses para a primeira e, também, para a segunda aplicação, após os 14 dias, o que significa que vamos conseguir vacinar 837 pessoas. Temos que levar em consideração que já é um começo do fim, um começo”, destaca Coelho.

Desse modo, as salas de vacinação foram distribuídas nos locais como se segue:

  • Unidade Central de Vacinação (Policlínica Central) – das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira para as imunizações do calendário habitual e para coordenar os grupos de vacinação itinerante; e funcionará das 15h às 21h, de segunda à sexta-feira e nos sábados das 7h às 17h, especificamente para a vacinação contra a Covid. Do mesmo modo, teremos 4 unidades de vacinação de quadrante a saber:
  • Policlínica Sion
  • Policlínica Mont Serrat
  • Policlínica Caic I – Imaculada
  • Policlínica Caic II – Cidade Nova.

Além das salas de vacina já existentes outras serão ativadas, para imunizações do calendário e campanhas do PNI. São elas:

  • Girassol
  • Vargem
  • Fátima II
  • Centenário
  • Novo Tempo
  • Corcetti
  • Jardim Áurea
  • Damasco/Santa Mônica
  • Rio Verde.

Primeiro varginhense a ser vacinado

Varginha já definiu, até mesmo, quem será o primeiro morador a ser vacinado. Trata-se do senhor José Ferreira, conhecido por “Mudinho”. Ele acabou de completar 111 anos e vive há 73 no Lar São Vicente de Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.