UPA realiza ações pelos Dias Mundial de Higienização das Mãos e Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado no dia 5 de maio. A ação rotineira e simples tem mais importância do que parece, pois ajuda a evitar uma série de doenças. Ano passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) sensibilizou os serviços de saúde para a melhoria da prática de higiene das mãos, a fim de combater a resistência microbiana aos antimicrobianos.

 Já no dia 15 de maio, comemora-se Dia Nacional do Controle das Infecções hospitalares. Em Varginha, a UPA já realiza ações referentes às duas datas. Nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (6) estão sendo realizadas dinâmicas e palestras sobre a lavagem das mãos. O primeiro encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira; os profissionais do turno da noite também participarão e haverá também nesta quinta-feira à tarde com as enfermeiras da Infecção Hospitalar e da Segurança do Paciente, Alessandra Costa; Aline Poliana de Lima e Dianifer Vizotto.

 Rosana Moraes, diretora da UPA, explica que toda a equipe está sendo mobilizada como os profissionais da higiene e copa, recepção, administrativo, farmácia, laboratório, médicos. “Apesar de ser uma ação simples, a higienização das mãos é de suma importância para a saúde humana e para evitar a programação de doenças; estamos acompanhando que os Estados Unidos já tem registrado casos de doenças transmitidas pelo H1N1 e temos a responsabilidade de começar a orientar todos sobre procedimentos básicos de saúde e como podemos evitar muitas doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *