Unidade de saúde abandonada acumula lixo e entulhos em Varginha

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, em Varginha, deveria estar pronta há dois anos, mas no local o que se vê atualmente é abandono. Além da falta de acesso à saúde perto de casa, moradores reclamam do entulho e do mato alto que se acumulo em volta da obra abandonada. A prefeitura afirma que a falta de verba fez com que o projeto não fosse concluído.

A UBS, prevista para atender moradores de oito bairros da região, começou a ser construída no dia 5 de agosto de 2014 e deveria ter ficado pronta em fevereiro do ano seguinte. O que se vê no local atualmente é uma estrutura moderna, aparentemente bem feita, rodeada por mato.

O entulho foi se acumulando com o passar dos meses. “A obra está perfeita, mas lá dentro, em volta está puro mato, lixo, está triste”, reclama o aposentado Cleber Comunien.

Obra de UBS abandonada acumulha lixo e entulhos em Varginha (Foto: Reprodução/EPTV)
Obra de UBS abandonada acumula lixo, mato e entulhos em Varginha (Foto: Reprodução/EPTV)

Se já estivesse pronta, a UBS ajudaria muita gente, que por enquanto precisa ir longe pra conseguir atendimento. “Nossa, tem que ir na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e lá no [bairro] Pinheiros. Ou então ir lá na Rua Santa Cruz [Policlínica Central], que é pior ainda. Tudo cheio”, conta a aposentada Maria José de Sousa Ferreira.

A placa ao lado da obra anuncia as informações da obra. O investimento total previsto era de mais de R$ 1,3 milhão com verba do município, estado e também da União. A Secretaria de Saúde, em Varginha, informou que a obras da UBS estão paradas por causa de atraso nos repasses de verba do estado e da União, de R$ 400 mil. Tanto o governo mineiro quanto o federal já foram comunicados pelo município, mas não deram prazo para enviar o dinheiro.

O medo dos moradores é que a obra sequer seja concluída. “Faz uns três meses que eu estou morando aqui no bairro. A gente quer uma posição ‘né’? Porque está tudo parado, a gente precisa do postinho”, afirma a aposentada Maria Jiane Batista Paulino.

A Secretaria de Saúde afirmou ainda que, por enquanto, a limpeza e capina da área da UBS serão feitas pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a partir da semana que vem.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *