Tuca Fernandes será a atração deste ano no ‘Banho da Dorotéia’ em Varginha

Carnaval antecipado de Varginha será no dia 23 de fevereiro, em frente a Concha Acústica

O artista Tuca Fernandes,  um dos nomes mais celebrados da música baiana, será a grande atração do Carnaval antecipado de Varginha, uma realização da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria de Turismo, dia 23 de fevereiro, das 16h às 23h,  em frente a Concha Acústica.

O Banho da Dorotéia tem como característica foliões, adultos e crianças, que se transvestem com roupas do sexo oposto. O evento visa proporcionar entretenimento saudável às famílias varginhenses, além de fomentar o turismo e aquecer os segmentos de hotelaria, alimentação, bebidas, entre outros.

Tuca Fernandes

Cantor e compositor de axé, Tuca Fernandes  comandou o Jammil e Uma Noites. Possui diversos sucessos gravados em sua voz: “Milla”, “Ê Saudade”, “Chuva na Janela”, entre outros. Antes de cantar no Jammil, juntamente com seus atuais companheiros, era vocalista da banda Jheremmias Não Bate Corner.Para animar o Banho da Dorotéia  um show de tirar o fôlego da galera, com  músicas que marcaram época. “Estamos preparando uma festa de tirar o folego da galera, com desfile de blocos tradicionais da cidade, Zumba com professores da Secretaria de Esporte – Semel, apresentação de grupos de Dança e o tão esperado Banho de Espuma”, contou Barry Charles, secretário municipal de Turismo. Para resguardar a segurança dos foliões, a festa contará com apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e  Corpo de Bombeiros.

Lendas sobre a origem da festa

A principal lenda é a do Bar da Dorotéia. Era uma solteirona que tinha um boteco na esquina das avenidas Epitácio Pessoa e Bernardinho Campos, no Gonzaga – Canal 2 (praia tradicional de Santos).

Como era o último bar a fechar, e lá estava Dorotéia com sua gorda carcaça e estridente sorriso à espera de quem quisesse a “saideira”, foi se transformando em um dos locais mais populares da cidade, isto ainda no alvorecer da década de 50.

Quando o Brasil ganhou sua primeira Copa, em 1958, Dorotéia fez uma festa em uma tarde de sábado, com comida e bebida de graça para os fregueses “íntimos da casa”. Teve gente que saiu carregado e o único jeito de consertar as coisas foi levar o pessoal para o mar para dar um banho e curar a ressaca.

O pessoal gostou da ideia e repetiu a dose no Carnaval. Institucionalizado o “Banho da Dorotéia”, ele foi antecipado para uma semana antes do Carnaval, para que as pessoas das escolas de samba também participassem. Hoje, Dorotéia não existe mais, nem o bar, mas o Banho continua tradicional.

Fonte: Arquivo Diário Correio do Sul
Fonte: Arquivo Diário Correio do Sul
Fonte: Arquivo Diário Correio do Sul
Fonte: Arquivo Diário Correio do Sul
Fonte: Reprodução

Dicas de Segurança para seu Carnaval:

> Planeje antecipadamente o local que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde frequentar, etc.;
> Mantenha sempre sua atenção;
> Mantenha seus objetos (celular, carteira, bolsa) à frente de seu corpo;
> Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor;
> Mantenha especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas;
> Marque pontos para reencontros caso aja separações no grupo;
> Beba de forma consciente. Evite bebidas em excesso;
> Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas;
> Use sempre preservativos durante relações sexuais;
> Não aceite bebida de pessoas que você não conhece;
> Utilize roupas leves e confortáveis, especialmente seu calçado;
> Beba muita água;
> Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
> Cuidado com esbarrões e empurrões aparentemente acidentais;
> Nunca namore dentro do carro parado em via pública ou local ermo;
> Evite locais perigosos e de conhecida violência;
> Informe sempre sua família sobre onde e com quem você vai estar.
> Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ligue “190”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *