Sul de Minas tem geada e cenário europeu no final de semana

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, a massa de ar frio que atingiu o país no último final de semana fez com que geasse em diversas cidades.

No Sul de Minas, o distrito de Monte Verde, em Camanducaia, registrou a menor temperatura de Minas Gerais neste domingo (7). Os termômetros no famoso destino turístico marcaram -2,1ºC. A sensação térmica chegou a -8ºC, conforme o Instituto Somar Meteorologia. A madrugada e manhã geladas produziram uma paisagem de inverno europeu no interior do estado.

Antes desse patamar, o recorde havia sido marcado em 05 de junho, com a temperatura de 1,6°C, em Maria da Fé.
A temperatura baixa foi provocada por uma massa de ar polar que atuava no Sul do Brasil e desde o último sábado (7) chegou a Minas Gerais, com perspectiva de repetição deste cenário na madrugada do domingo. A expectativa dos meteorologistas é que a passagem dessa massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas por cerca de mais três dias.

Monte Verde

Foto: Nélson Pacheco

 

Foto: Nélson Pacheco

 

Maria da Fé

Na segunda cidade mais fria da região, frio chegou a -2ºC.

Foto: William Siqueira

 

Foto: Wiliam Siqueira

 

Varginha

Em Varginha, os termômetros chegaram a 3ºC, com sensação térmica de 1,1°C (menor do ano). Em vários pontos da cidade houve o registro de geadas. No clube da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Sul de Minas – Aprosep, no bairro Sion, boa parte da grama estava coberta de gelo. No bairro Sagrado Coração, uma grossa camada de gelo cobriu o teto de um veículo.

Por causa do frio, uma mulher de 50 anos precisou ser socorrida com sinais de hipotermia para a Unidade de Ponto Atendimento em Varginha neste domingo. Segundo a assessoria da Prefeitura, a mulher foi socorrida em um ponto de ônibus por volta das 8 horas. Ela foi levada para o hospital, medicada e aguardava resultados de exames.

Foto: Reprodução Redes Sociais

 

Foto: Reprodução Redes Sociais

 

Geada no bairro Sagrado Coração. (Reprodução WhatsApp Varginha 24 Horas)

 

Poços de Caldas

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram o terreno do posto de fiscalização da corporação coberto por geada. Às 8h, temperatura era de 4°C.

Foto: Divulgação PRF

 

Foto: Divulgação PRF

 

Alpinópolis

Reprodução WhatsApp Varginha 24 Horas

 

Fortaleza de Minas

Foto: WhatsApp Varginha 24 Horas

 

Geada no cafezal

A geada atingiu lavouras de café da região, principalmente na região de Nova Resende, Guaxupé e Bom Jesus da Penha. As perdas de alguns produtores chegaram a 80% da área total em hectares.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os produtores do Sul de Minas estão contabilizando as perdas.

Foto: Reprodução EPTV

 

Carvalhos

Foram registrados 2ºC pela manhã do último sábado.

Fotos: Rita de Cássio Carvalho

 

Alagoa

Geada foi registrada na Fazenda Bela Vista.

Foto: Thaylane Guedes

 

Foto: Thaylane Guedes

 

Outras cidades do Sul de Minas

O frio e as geadas foram registradas também em diversas outras cidades do Sul de Minas. Confira abaixo a temperatura registrada na região.

  • São Sebastião do Paraíso, -0,5ºC;
  • Extrema, 1°C;
  • Machado, 3ºC, com sensação térmica de 0,3°C (menor do ano);
  • Lavras, 4,9 ºC;
  • Passa Quatro, 6,8°C, com sensação de -0,2°C.

 

Redação CSul / Ana Luísa Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *