Sistema de transporte coletivo urbano de Varginha terá ônibus monitorados por GPS

A empresa que vencer a licitação aberta pela Prefeitura de Varginha para o Sistema de Transporte Coletivo Urbano vai dotar a cidade de um sistema moderno, como o Move em Belo Horizonte. A licitação 054/2018 prevê a entrega dos envelopes até ás 9 horas do dia 19 de dezembro, pouco antes da abertura dos trabalhos.

Para explorar o sistema de transporte coletivo de Varginha nos próximos 15 anos, após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá de implantar um sofisticado sistema de monitoramento. Vence a concorrência, segundo o edital, quem apresentar a melhor proposta “em razão da combinação dos critérios de maior oferta pela outorga da concessão, com o de melhor técnica, com tarifa pré-fixada”. De dentro do Departamento de Trânsito, o serviço de transporte coletivo poderá ser monitorado por um terminal instalado para esse fim.

Usuários

Como previsto no edital, os usuários dos ônibus coletivos de Varginha terão à disposição um sistema completo de informações como:

– Nos terminais ou pontos de ônibus, informações das linhas e dos itinerários;

– Posicionamento dos carros em tempo real;

– Tempo previsto de chegada.

Fora dos pontos de ônibus, os usuários poderão ainda monitorar todas as informações através de smartphones, tablets e computadores, com aplicativos próprios disponibilizados pela empresa.

Bilhetagem eletrônica

A empresa que vencer a concorrência para explorar o serviço de transporte coletivo também terá de implantar um serviço chamado de bilhetagem eletrônica. Os usuários terão á disposição cartões inteligentes ou “smart cards”, que permitem a integração tarifária, ou seja, o portador pode pegar outro coletivo que será reconhecido como continuidade da viagem.

Além disso, com os cartões inteligentes é possível eliminar o mercado clandestino de vendas de bilhetes. Outro benefício é a segurança, uma vez que reduz a quantidade de dinheiro em mãos dos cobradores ou motoristas.

O sistema

Atualmente, o sistema transporta mensalmente 922.422 passageiros. Destes, 709.366 são pagantes. Os 57 ônibus da frota que circulam em 23 linhas urbanas.

Fonte: Gazeta de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *