“Sidney em Arte e Decoração” é a nova exposição da Casa da Cultura de Varginha

Nesta terça-feira (30),  às 15:30 horas, acontece a abertura da Exposição inclusiva “Sidney em Arte e Decoração” na Casa da Cultura em Varginha. O evento mostrou o trabalho do artista Sidney Borges Bueno.

Sidney é natural de Varginha e o seu contato com o universo artístico surgiu aos 14 anos de idade. Na época, em uma oficina de artes, ele descobriu que pregador de roupas, também, poderia ser um aliado e ajudar a “se segurar” nos momentos de tristeza e desorganização mental. Surgiam a partir daí cadeiras, carrinhos, caminhões, cachepôs, mandálas, chaveiros, caixas, jogos e quadros, todos feitos com pregador de roupas.

Sua mãe, Almey, ressalta que as novas criações de Sidney vêem em períodos de agitação e/ou de insônia do artesão. Ele próprio conta que sente uma “paz no coração” quando faz seus trabalhos, o que mostra que suas criações são meios criativos de transformar sofrimento em arte.

Em 2013, lançou o blog Artesanato do Amigão (http://artesanatodoamigao.blogspot.com.br/), onde compartilha alguns de seus trabalhos. Expôs em feiras de artesanato em Belo Horizonte e Varginha. No ano passado Sidney rompeu as fronteiras e também exportou suas obras para a China. O artesão comercializa suas obras em lojas da cidade e da região. As obras não param de crescer. Hoje existe um número grande de peças criadas por ele, além das feitas com pregador, diversos trabalhos são confeccionados com lã, pastilhas, pintura e outros.

A Exposição permanecerá na Casa da Cultura até o dia 16 de setembro, com a visitação de 8 às 17h30 de 2ª à 6ª e entrada franca.

O evento mostra o trabalho do artista Sidney Borges Bueno.
O evento mostra o trabalho do artista Sidney Borges Bueno

 

Sidney é natural de Varginha e o seu contato com o universo artístico surgiu aos 14 anos de idade
Sidney é natural de Varginha e o seu contato com o universo artístico surgiu aos 14 anos de idade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *