Secretaria de Saúde de Varginha adota recomendações para Unidades Básicas

Tendo em vista as ações necessárias os cuidados preventivos necessários para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, a Comissão de Prevenção, Controle e Enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19), adotou algumas recomendações que passam a valer a partir desta semana nas UBSs. Sendo elas:

  • As Unidades de Saúde estão adotando medidas preventivas, visto que no município os casos suspeitos estão em monitoramento;
  • Estão preparadas para o atendimento dos casos sintomáticos respiratórios (síndrome gripal), e estarão com a agenda aberta para demanda espontânea, prioritariamente.
  • Também estão orientadas a suspender os agendamentos eletivos (consultas médicas e odontológicas), exceto casos mais urgentes, priorizando pessoas que apresentem insuficiência respiratória;
  • Todas as pessoas que chegarem nas unidades para atendimento, serão acolhidas e orientadas, pois as consultas serão destinadas aos casos prioritários.
  • A orientação é suspender o controle de hipertensão e diabético, que são mais vulneráveis e todos os grupos de atividade nas unidades coletivas, a exemplo do tabagismo e atividades físicas, por exemplo), a fim de evitar aglomerações.

Estamos estruturando os atendimentos prioritários em domicílio, conforme vulnerabilidade dos casos, dando prioridade aos problemas respiratórios. Pedimos às gestantes e aos responsáveis por crianças de colo, que liguem na Unidade de referência para saber a data e hora dos atendimentos, quando for de extrema necessidade, evitando aglomerações e saídas desnecessárias. Aconselhamos ainda a população a chegar nas Unidades após o horário de abertura, evitando filas e aglomerações”, explicou o Secretário de Saúde, Mário Carvalho Terra.

Fonte: Prefeitura de Varginha/Foto: Varginha Digital 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *