Residência Musical em Varginha termina nesta sexta-feira

Entre o dia 30 de julho e esta sexta-feira (10), Varginhasedia a Residência MusicalCom-Por (Por Junto) de Joana Queiroz e Rafael Martini, no Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga.

A prática artística faz parte da segunda edição do projeto Territórios de Invenção: Residências Musicais, realizado pela Fundação de Educação Artística (FEA).

Até outubro o projeto vai proporcionar o convívio e a troca de processos de criação musical entre artistas e músicos estudantes em seis municípios do estado.

Nesta sexta-feira, será realizado um concerto de encerramento, às 19h, aberto à comunidade, trazendo o resultado das duas semanas de imersão musical através da residência.

Residência Musical Com-Por (Por Junto)

A residência tem como uma de suas propostas evidenciar os cruzamentos entre os universos da canção e da música instrumental.

Com foco na composição em grupo ou em parceria, o trabalho vai tangenciar noções caras ao universo da composição musical popular, como a transmissão cultural, o aspecto do inconsciente coletivo, os limites entre arranjo e composição, e a própria noção de autoria e originalidade na música.

Por meio de exercícios e jogos musicais voltados para a interatividade em grupo, a residência espera construir um ambiente de cooperação e criatividade coletiva. Além disso, a residência vai pesquisar possibilidades de ação, como pequenas intervenções musicais na cidade e encontros de improvisação com músicos locais.

O resultado das criações será apresentado em um concerto de encerramento. O projeto ainda vai contar com um bate-papo aberto ao público sobre os aspectos observados ao longo da residência: composição; arranjo; direção e produção musical.

Público alvo são músicos a partir de 15 anos que tenham algum domínio de seu instrumento (que também pode ser a voz).

Foto: Reprodução Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *