Projeto expressa olhares fotográficos de adolescentes

1373Durante os meses de outubro e novembro, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, desenvolveu um projeto de fotografia nas oficinas desenvolvidas com os adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa  – MSE em meio aberto.

O projeto foi nomeado “Meu Olhar Adole-Ser” e visou contemplar o eixo da cultura, esporte e lazer previstos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo –  SINASE e elencado no Plano Individual de Atendimento – PIA. Primeiramente os adolescentes participaram de oficina de sensibilização para conhecerem a proposta do projeto. Em seguida, participaram de sessões de fotos. Os adolescentes escolheram as melhores fotos que estão em exposição, entre 06 até está quinta-feira (15), nos cinco CRAS e CCI do município, para votação dos usuários dos referidos serviços, bem como na Casa da Cultura.

O projeto proporcionou momentos diferenciados do contexto habitualmente vivenciado por estes adolescentes, nos quais eles puderam expressar, através das câmeras, a visão que possuem sobre os locais públicos de Varginha sobre os espaços de lazer, lugares que costumam frequentar como forma de interação social.

Segundo a Orientadora Social Tayrini Aparecida Santos Lima, idealizadora do projeto, “A equipe do CREAS acredita que possibilitar tais espaços tem grande efeito no processo de ressignificação na vida destes adolescentes e que, somente a partir da reflexão e responsabilização sobre seus atos, é que há possibilidade de mudança a fim de estimular a cidadania e protagonismo, para que se sintam parte da sociedade na qual estão inseridos”.

Endereço dos locais de exposição e votação:

CRAS I – Avenida Celina Ferreira Otonni, 3016 Bairro Sion

CRAS II – Rua Irmão Mário Esdras, 80 Bairro Vila Pinto

CRAS III – Rua São Lucas, 155 Bairro Urupês

CRAS IV – Rua Lazarina Clara da Silva, 13 Bairro Jardim Estrela

CRAS V – Rua Horácio de Carvalho, 35 Bairro Carvalhos

CCI – Centro de Convivência do Idoso – Praça Moacir Elisei – Bairro Corcetti I

CENTRO POP – Avenida Francisco Gonçalves Valim, 210 Bairro Resende

SEHAD – Avenida Benjammin Constant, 1000 Bloco 1 Terminal Rodoviário

Casa da Cultura – Praça Governador Valadares, 141 Bairro Centro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *