• (35) 2105-5555
  • csul@correiodosul.com
  • Rua Marcelino Rezende, 26 - Parque Catanduvas

Prefeitura já aplicou mais de 13 mil doses da vacina contra a Gripe

Desde o início da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu 17 mil doses. Já foram aplicadas 9.376 doses para o público idoso, o que representa um percentual de 70%, e 3.255 doses para os profissionais da saúde, um percentual de 99,57%.

A meta, segundo explica a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde Varginha, Maristela Esper, é vacinar 13.460 idosos e 3.269 profissionais da saúde.

“Estamos empenhados em bater a nossa meta. Esta semana iniciaremos a vacinação de 60 anos e assim que concluirmos esta etapa, e recebendo mais doses da vacina, inciaremos a vacinação daquelas pessoas com comorbidades, ou seja, pessoas como Asma e Bronquites, Hipertensão arterial, problemas renais e doenças hepáticas dentre outras”, disse a coordenadora.

Nesta segunda-feira (13), estão sendo vacinados os idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, entre 7h30 e 16h30. Equipes de vacinadores se deslocam ainda até os domicílios de pessoas acamadas para a vacinação, segundo a Prefeitura.

Locais de vacinação

01 UBS F. B. Regina – Rua Sabino de Oliveira, 35, Jardim Cidade Nova – 7h30 às 16h30
02 UBS Enf. Janaina (PSF Casa Azul) – Rua Josino Neri, 206, Centenário – 7h30 às 16h30
03 UBS Dra. EDNA BARONI – Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 330, Imaculada – 7h30 às 16h30
04 PSF Mont Serrat – Rua Nelson de Freitas, 100, Mont Serrat – 7h30 às 16h30
05 Policlínica Central – Rua Santa Catarina, s/n, Centro – 7h30 às 16h30
06 UBS Dr. José Conde – Avenida Estados Unidos, s/n, no Container, bairro Canaã – 7h30 às 16h30

Campanha antecipada

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação, até dia 22 de maio, exceto para pessoas com doenças crônicas, profissionais do sistema prisional, população privada de liberdade e professores será avaliado o número de doses aplicadas durante a campanha. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados.

Próxima etapa

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Prevenção

Medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados ajudam a evitar a gripe.

Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Barry Charles Sobrinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *