Prefeitura de Varginha cede parte do Memorial do ET para uso como base da PM

A Prefeitura de Varginha cedeu parte do espaço do Memorial do ET, no alto do Bairro Vila Paiva, para a Polícia Militar por 5 anos. A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira (8) e, segundo a administração municipal, pode ser revogada a qualquer momento caso seja preciso. A parte cedida é a inferior e ainda não foi decidido o que fazer com o restante do espaço.

O Prefeito Antônio Silva explica que esta decisão de ceder o espaço do Memorial do Et para a instalação de um posto avançado da Policia Militar se dever a entendimentos mantidos durante algum tempo com a Polícia Militar, através do Comandante PM Hudson e do Capitão PM Flávio. “Temos a certeza de que será um ganho muito grande pelo local onde existe uma Academia de Rua e onde as pessoas procuram para a pratica esportiva. A presença de um posto avançado da PM vai trazer tranquilidade e segurança a população, tornando aquele local ainda mais atraente. Isso sem contra que será um fator de segurança para as próprias instalações do Memorial, que vem sendo alvo de constantes depredações e atos de vandalismos”, afirmou o prefeito Antônio Silva.

 Para o Secretário de Turismo, Barry Charles, responsável pelo Memorial, trata-se de uma parceria de grande importância “que certamente irá proporcionar maior segurança aos munícipes e também irá evitar a depredação daquele patrimônio”.

O comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Coronel PM Hudson Abner Pinto, reforça que o local será visitado por turistas e moradores e, portanto, é importante a presença constante da polícia. Para ele, a PMMG é um órgão estatal dotado de uma capilaridade ímpar por estar presente nos 853 municípios do estado, e devido a tamanho reconhecimento é sinônimo de Segurança e Confiança. Tal reconhecimento, segundo ele, não é diferente na cidade de Varginha, uma das principais cidades do Sul do Estado, cidade polo de diversas indústrias e redes comerciais, e além disso é frequentada periodicamente por turistas que buscam visitar locais pitorescos, como a tradicional “Nave” e outras esculturas do folclórico “ET de Varginha”

“Baseado nisso, a Prefeitura de Varginha buscou incentivar o turismo na cidade, sendo assim foi criado o Memorial do ET, localizado em um bairro nobre, com vista privilegiada a todo centro da cidade, sendo assim, tal local será frequentemente visitado por turistas e moradores locais, sendo necessária a presença policial, de forma que possa transmitir segurança aos visitantes, bem como inibir a prática de qualquer delito. Ademais, o Memorial do ET é localizado em um local privilegiado em Varginha, pois se localiza em um bairro residencial de elevada altitude e próximo a avenidas utilizadas para prática esportiva, como caminhadas, passeios familiares e outras, sendo assim a cessão de um espaço no referido prédio para a Sede do Setor 2 da 55ª Cia PM será de grande valia, pois dessa forma a Polícia Militar poderá se fazer presente na maior parte do tempo, garantindo aos cidadãos a possibilidade de um local de lazer seguro tanto para os praticantes de atividades desportivas, turistas e para os moradores locais, aumentando assim a segurança subjetiva, o que indiretamente aumenta a visitação ao local, aumentando assim o prestigio da cidade”, enfatizou o comandante.

Memorial do ET ao longo do tempo

  • 2008 – Projeto foi anunciado
  • 2010 – Prefeitura fez a escolha do terreno
  • 2011 – Empresa responsável faliu / obra interrompida
  • 2013 – Dezembro: primeira previsão de entrega não cumprida
  • 2014 – Obra apenas 40% concluída
  • 2014 – Governo Federal cobra conclusão e devolução do dinheiro investido
  • 2015 – Obras quase finalizadas / pausa no processo pela prefeitura
  • 2017 – Fevereiro: novo prazo de conclusão não cumprido
  • 2017 – Julho: novo prazo de conclusão não cumprido
  • 2018 – Agosto: espaço é cedido para uso da Polícia Militar

Fonte e Fotos: Prefeitura de Varginha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *