Prefeitos e vereadores participam de cerimônia de diplomação

Nesta segunda-feira (19), a Justiça Eleitoral, realiza Sessão Solene de Diplomação dos eleitos e suplentes de Varginha. O evento será realizado no Theatro Capitólio às 20 horas.  A diplomação é a cerimônia que da fim ao processo eleitoral e o próximo passo é a posse como autoridades municipais, no dia 1º de janeiro de 2017.

Antônio Silva – PTB e Vérdio Lucio Melo, foram reeleitos para prefeito e vice de Varginha. Para Antônio Silva, este será o seu 4º mandato e o segundo consecutivo. Já os vereadores, cinco foram reeleitos que participaram da cerimônia de diplomação junto aos outros dez novos membros do legislativo.

Região

Nesta quinta-feira (15), os candidatos eleitos de quatro cidades da zona eleitoral de Pouso Alegre, foram diplomado, entre eles o prefeito Rafael Simões -PSDB, o vice-prefeito Paulo Valdir Ferreira e os 15 vereadores eleitos.

Ainda na quinta-feira (15), todos os eleitos na Comarca de Alfenas, receberam os diplomas da Justiça Eleitoral no Fórum local. Com o ato, os políticos ficam aptos a tomar posse no Legislativo e Executivo no próximo 1º de janeiro.

 

Prefeito

antonio_silva_nova
Antônio Silva já está em seu 4º mandato

Antônio Silva nasceu em Lavras, em 03 de fevereiro de 1942, mas ainda jovem mudou-se para Varginha, onde reside e trabalha há mais de 55 anos. É casado com Shirley Cristina Baroni Silva, pai de cinco filhos e avô de seis netos.

Foi servidor concursado da Receita Federal, onde trabalhou durante seis anos. Demitiu-se voluntariamente para administrar empresas, atividade que exerceu por cerca de 20 anos. É advogado, formado em 1974, possuindo especializações em Direito Civil, Administrativo e Tributário.

Ingressou na política em 1982, filiando-se ao PMDB, partido do qual foi Presidente do Diretório Municipal de Varginha. Naquele ano, participou ativamente da vitoriosa campanha de Tancredo Neves ao Governo de Minas, que, eleito, o nomeou para Superintendente Regional da CAMIG, cargo que ocupou de 1983 a 1985.

Exerceu os cargos de Secretário Municipal de Administração e de Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, na Prefeitura de Varginha, nos anos de 1986 e 1993, respectivamente.

Em 1991, foi selecionado, juntamente com outros 19 prefeitos brasileiros, para participar de um Seminário sobre Administração Municipal, em Berlim – Alemanha, patrocinado pelo governo alemão, com duração de 25 dias.

Em 2002, candidatou-se a deputado federal, sendo o mais votado em Varginha e totalizando mais de 35 mil votos, ficando como suplente.

É o atual Prefeito da cidade de Varginha, onde exerce o seu terceiro mandato. Administrou esta cidade em 1989/1992 e 1997/2000.

Já há alguns anos, encontra-se filiado ao PTB, partido pelo qual disputa a reeleição numa coligação formada por outros 12 partidos.

 

Vice

Natural de Elói Mendes, Vérdi Lucio Melo, ainda criança mudou-se para Varginha
Natural de Elói Mendes, Vérdi Lucio Melo, ainda criança mudou-se para Varginha

Natural de Elói Mendes, Vérdi Lucio Melo, ainda criança mudou-se para Varginha onde trabalhou como garçom, funcionário da extinta TELEMIG, comerciante e micro industrial. Casado com Maria Filomena Santos, é  pai de três filhos. Em 1977 formou-se técnico em contabilidade pelo Colégio Batista de Varginha, época em que constituiu sua empresa de contabilidade.

Em 1986 formou-se Bacharel em Ciências Contábeis pela FACEC e, logo em seguida, foi eleito delegado do Conselho Regional de Contabilidade, cargo que ocupou em caráter voluntário durante seis anos. Em 1992 formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha.

Vérdi ingressou no PSC – Partido Social Cristão, sendo candidato a vereador, eleito em 1996 em 4ª lugar, com 1005 votos. Em 1999 transferiu-se para o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, partido pelo qual, na época, candidatou-se a prefeito de Varginha, obtendo cerca de 8.000 votos.

No seu primeiro mandato como vereador apresentou importantes projetos, como a construção do trevo do Bretas e a criação da Associação Pró-Hospital. Ainda em seu 1º mandato, Vérdi apoiado pelo saudoso Juiz de direito Rui Vítor do Prado, deu o “pontapé” inicial para a criação da Vara da Justiça Federal em Varginha.

Em 1999, por unanimidade foi eleito presidente da Câmara Municipal de Varginha. Durante seu mandato de presidente foi revisionada a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara, criado o Departamento de Compras, restaurado e encadernado os arquivos.

Eleito com 1800 votos pelo PSDB, em outubro de 2004, para novamente exercer o cargo de vereador na Câmara Municipal de Varginha, com a segunda maior votação daquela eleição.

Vérdi foi ainda integrante da Comissão de Justiça, legislação, Finanças, Orçamento e redação Final, e em janeiro de 2007 foi eleito por unanimidade dos votos de seus colegas vereadores, para novamente ser Presidente da Câmara Municipal de Varginha para o biênio 2007/2008.

Em 2012 foi eleito vice-prefeito ao lado do prefeito Antônio Silva, com quem vem administrando a cidade, Como vice, atendendo a um chamado do prefeito, exerceu as funções de Secretário Municipal de Governo e Secretário Municipal de Planejamento, tendo substituído  o prefeito em algumas ocasiões.

 

 Vereadores de Varginha:

Carlos Costa / Reeleito - PMDB
Carlos Costa / Reeleito – PMDB
Leonardo Ciacci  / Reeleito - PP
Leonardo Ciacci / Reeleito – PP
Zué do Esporte  - PTN
Zué do Esporte – PTN
Dudu Ottoni  - PTB
Dudu Ottoni – PTB
Dr. Guedes  - PTB
Dr. Guedes – PTB
Claudio Abreu - PTB
Claudio Abreu – PTB
Pastor Fausto / Reeleito - PR
Pastor Fausto / Reeleito – PR
Buiú do Onibus - PTN
Buiú do Onibus – PTN
Joãozinho Enfermeiro / Reeleito - PSC
Joãozinho Enfermeiro / Reeleito – PSC
Zacarias Piva / Reeleito - PP
Zacarias Piva / Reeleito – PP
Doutor Alencar Faleiros - PS
Doutor Alencar Faleiros – PS
Zilda Silva - PSDB
Zilda Silva – PSDB
Marquinho da Cooperativa - PRB
Marquinho da Cooperativa – PRB
Delegado Celso Avila - PSB
Delegado Celso Avila – PSB
Carlucio Mecânico - SD
Carlucio Mecânico – SD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *